Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Nutricosméticos conquistam espaço no portfólio de marcas de beleza

Em formato de cápsulas, balas, chás ou sucos, eles podem auxiliar no combate de problemas como acne e celulite, agindo em conjunto com cosméticos tradicionais.

Pílulas de beleza, nutricosméticos ou “cosméticos in”. Os suplementos nutricionais formulados com vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos e proteínas para fins estéticos começam a ganhar espaço no portfólio de marcas brasileiras de cosméticos. Criados para atuar de forma conjunta com seus os produtos tradicionais de beleza, eles prometem cuidar da pele, cabelos e unhas de dentro para fora.

Racco é um dos clientes da Aqia Nutrition

Racco é um dos clientes da Aqia Nutrition

Os brasileiros estão começando a ver os ‘cosméticos in’ como uma extensão aos tratamentos convencionais já existentes. Eles podem garantir resultados independentes, mas se utilizados em associação com outros cosméticos, irão potencializar os resultados”, diz Giselle Canavaci, gerente de produto da Dermage.

A empresa brasileira de cosméticos tem em seu catálogo três produtos na categoria. O antioxidante Ineout Resvino e o suplemento de colágeno Ineout Collagen Age atuam na prevenção do envelhecimento da pele. Já o Ineout Force é um concentrado vitamínico e mineral para fortalecimento, brilho e hidratação de cabelos e unhas.

Outra empresa nacional, a Extratos da Terra, incluiu um nutricosmético em sua linha antiacne Dermosoft, o Acne-in. Em conjunto com os outros produtos da linha, como a espuma de limpeza e o sérum secativo, as cápsulas inibem o processo inflamatório, controlam as bactérias que formam a acne e auxiliam na cicatrização, de acordo com a marca. “A recomendação é sempre associar o ‘cosmético in’ aos produtos tópicos, porque eles têm funções diferentes e se complementam”, explica a analista de marketing e produto Lucimara da Cunha.

Responsável pelo desenvolvimento do Acne-in para a Extratos da Terra, a Aqia Química Industrial é, há mais de 35 anos, especialista em ingredientes para o mercado de cosméticos e higiene pessoal e vem também apostando no segmento nutricosmético.

Nós acreditamos nesse mercado e em seu potencial. Fora do Brasil, ele já é uma realidade em muitos países, em marcas consagradas”, afirma Inês Bloise, diretora da área Aqia Nutrition. “Fazemos um trabalho a quatro mãos com nossos clientes, criando o conceito alinhado com as necessidades do mercado, gerando demanda, atendendo as necessidades regulatórias e estimulando a compra e recompra no ponto de venda”. Outras empresas brasileiras de cosméticos já atendidas pela divisão de nutrição da companhia são a Nutra Hair, a Truss e a Racco. “É um mercado que veio para ficar”, aposta Bloise.

Apesar da maioria dos nutricosméticos serem comercializados no formato de cápsulas ou comprimidos, a diretora da Aqia lembra que eles podem ser formulados como shakes, sucos, chás, petiscos e destaca o modelo “candy” (balas). “De fácil inclusão na rotina alimentar, o formato “candy” é mais indulgente e prazeroso de consumir, sem cara de remédio. Os clientes admiram essas formas práticas de consumo”, aponta.

De acordo com Canavaci, a Dermage deve ampliar em breve sua oferta de “cosméticos in”. “Temos novos projetos na área de nutricosméticos com lançamentos para 2020 baseados em tendências do mercado internacional”, revela. “O consumidor nos demanda a cada dia uma necessidade diferente. Esse mercado ainda tem muito a crescer”, acrescenta a gerente.

Lucimara da Cunha diz que a Extratos da Terra estuda a inclusão de novos nutricosméticos em seu portfólio. “Acreditamos que com o tempo e o maior entendimento dos benefícios que esses produtos trazem, mais brasileiros vão buscar por esse recurso”, afirma.

Renata Martins

Portfólio

© 2020 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

A última edição da feira MakeUp no NewYork, o evento B2B dedicado à cadeia de valor da indústria de maquiagem, foi um grande sucesso, segundo os organizadores. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2019 no Center415 na 5th Avenue, Manhattan, recebeu mais de 3.800 visitantes, com crescimento de 12% do número de visitantes (...)

+ informações
Palavra de especialista
Celebridades e marcas de beleza: como brilhar sem queimar o filme?

Rosalia Di Gesu
Celebridades e marcas de beleza: como brilhar sem queimar o filme?

A ascensão das marcas de beleza lançadas por celebridades em 2019, na esteira do bem-sucedido modelo da Fenty Beauty, criada pela cantora Rihanna, é uma perfeita ilustração do quanto nossa cultura é obcecada pela fama. Mas será que os inovadores produtos lançados por celebridades globais conseguem seduzir o consumidor esclarecido? Em (...)

+ informações

Seções