Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Multimarcas de moda e decoração abrem espaço para cosméticos brasileiros de pequenos fabricantes e apelo sustentável

Em lojas não especializadas em beleza, eles ganham novos consumidores, dispostos a pagar mais por produtos artesanais e preocupados com meio ambiente.

Para comprar cosméticos, os consumidores brasileiros podem se dirigir a perfumarias, drogarias, supermercados, lojas de departamento ou especializadas no ramo. Mas não só isso. Pequenas marcas nacionais de beleza começam a ganhar espaço em multimarcas de moda e decoração que valorizam produtos sustentáveis e representantes da “brasilidade”.

A Bemglô é uma destas lojas. Criada há quatro anos, a empresa ganhou seu primeiro ponto físico em 2019, em São Paulo. “A Bemglô começou como um e-commerce de conteúdo para falar de sustentabilidade, da gente valorizar o que tem no Brasil. Nosso artesanato é mais valorizado fora do país e a cosmética, agora que está ganhando força”, afirma o gerente Willian Souza.

Produtos da Feito Brasil integram portfólio da Bemglô

Produtos da Feito Brasil integram portfólio da Bemglô

Seu diverso portfólio sustentável inclui almofadas, redes de descanso, bolsas, bijuterias e cosméticos. “Fizemos um levantamento de marcas que estivessem alinhadas com os nossos conceitos: feito no Brasil, com insumos brasileiros e por pequenos produtores”, diz Souza. “No início, fomos atrás de algumas empresas e depois da loja aberta, as marcas nos procuram. Porque o negócio deu tão certo, que elas querem estar lá”.

O gerente conta que a Bemglô trabalha atualmente com oito empresas de cosmético natural. “Desde que abriu, a loja está a Vyvedas, Bergamia, a Faces it Vegan e a Terral. Depois entraram a Feito Brasil e a Quintal e, mais recentemente, a Let e a Cativa”.

Fundada em 2004, a Feito Brasil defende a produção artesanal de cosméticos, se inspirando na ‘brasilidade’ para compor suas coleções. “A presença em multimarcas aumenta a visibilidade da marca e nos aproxima do consumidor, dando a ele o poder de decisão de compra ao poder testar e experimentar”, opina Giulio Peron, CEO da Casa Feito Brasil – grupo que também inclui a Quintal Dermocosméticos.

Com nossos cosméticos na Bemglô, garantimos o contato direto com as pessoas que já se preocupam com a sustentabilidade e procuram produtos mais verdes, com o menor impacto ambiental”, acrescenta Peron, que destaca uma pesquisa recente da agência Union + Webster, que mostra que 87% dos brasileiros estão dispostos a pagar caro mais por produtos sustentáveis.

Completando seu primeiro aniversário, a marca de biocosméticos Riô elabora seus produtos com matérias-primas extraídas da natureza reproduzidas em laboratório, em um processo semelhante ao das células-tronco, o que garante segurança para os produtos e o meio-ambiente.

Além da distribuição na rede Sephora, a marca independente é vendida na Loja Design, instalada no Instituto Inhotim, em Minas Gerais – considerado o maior museu a céu aberto do mundo –, e no Dona Coisa, multimarca de moda do Rio de Janeiro, que trabalha apenas com produtos nacionais.

A Riô é uma marca particular: temos uma história, uma ética e uma estética para levar aos nossos consumidores. Estar em lojas multimarcas, especialmente não exclusivas de beleza, traz a possibilidade de encontrar as pessoas em um momento que elas estão mais abertas para ouvir essas histórias”, afirma Pedro Medicis, CEO e sócio da Riô.

Presente ao mesmo tempo em uma das principais redes mundiais de beleza e em espaços alternativos, ele fala que a marca atende desde grandes consumidores de cosméticos a clientes que não são tão adeptos a uma rotina de beleza, por não se conectarem com as marcas que estão hoje no mercado.

Parte dos nossos consumidores está cansada de um padrão de beleza importado e não é adequado às nossas realidades”, afirma Medicis. “O Brasil é o país mais relevante entre os trópicos, tanto pelo tamanho do mercado quanto por seus valores intangíveis: cultura, culinária e estilo de vida. Queremos transformar essa potência em uma referência de beleza para o mundo”, acrescenta.

Verônica Domingues

Portfólio

© 2019 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

A última edição da feira MakeUp no NewYork, o evento B2B dedicado à cadeia de valor da indústria de maquiagem, foi um grande sucesso, segundo os organizadores. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2019 no Center415 na 5th Avenue, Manhattan, recebeu mais de 3.800 visitantes, com crescimento de 12% do número de visitantes (...)

+ informações
Palavra de especialista
Índia desponta como novo gigante do mercado de beleza

Asia Cosme Lab
Índia desponta como novo gigante do mercado de beleza

Graças ao crescimento de sua população jovem (atualmente a maior do mundo), ao aumento de sua classe média e à expansão do uso da internet tanto nas cidades como nas zonas rurais, a Índia está a um passo de se tornar o próximo gigante do mercado de beleza, seguindo o exemplo da China. A agência Asia Cosme Lab mergulhou no fascinante mercado (...)

+ informações

Seções