Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Mercado europeu de cosméticos retoma o caminho do crescimento

A associação Cosmetics Europe revelou que o mercado europeu de cosméticos voltou a registrar um ritmo mais dinâmico de crescimento em 2015, apesar dos desafios do cenário econômico. O setor de maquiagem foi o que mais cresceu, seguindo-se o de cuidados corporais e o de perfumes. A entidade enfatizou também a contribuição significativa da indústria de cosméticos para a economia europeia.

Segundo dados publicados recentemente pela Cosmetics Europe, o mercado europeu de cosméticos e produtos de higiene cresceu 3,1% em 2015, em comparação com 2,1% em 2014.

(Clique na imagem para ampliar)

(Clique na imagem para ampliar)

"Temos uma indústria forte, que continua mostrando sinais de crescimento, mesmo quando a conjuntura econômica é desfavorável. A Europa é o maior mercado de cosméticos do mundo, movimentando 77 bilhões de euros, segundo estimativas", explica Loïc Armand, presidente da Cosmetics Europe.

O crescimento foi puxado pela dinâmica de vendas na Suíça (+10,9%), no Reino Unido (+10,9%), na Romênia (+8%) e na Hungria (+7,5%).

(Clique na imagem para ampliar)

(Clique na imagem para ampliar)

Em relação aos produtos, o segmento de maquiagem foi o que registrou maior crescimento (7,2%), bem à frente dos segmentos de cuidados corporais (3,4%), produtos de higiene (2,8%) e perfumes (2,7%). A categoria de produtos capilares foi a menos dinâmica, mas nem por isso deixou de crescer em 2015 (+0,8%, em comparação com -0,2% no ano anterior).

(Clique na imagem para ampliar)

(Clique na imagem para ampliar)

Os maiores destaques no continente ficaram com os produtos para pele e higiene, seguindo-se os produtos capilares e perfumes.

(Clique na imagem para ampliar)

(Clique na imagem para ampliar)

Por ocasião da terceira edição da Cosmetics Europe Week, realizada de 13 a 17 de junho de 2016, a Associação Europeia de Fabricantes de Cosméticos apresentou também os resultados de um estudo sobre a contribuição socioeconômica da indústria de cosméticos.

Segundo o relatório elaborado pela Risk & Policy Analysts Ltd. (RPA):

- A grande maioria dos 500 milhões de consumidores europeus utiliza diariamente produtos cosméticos e de higiene pessoal que contribuem para o seu bem-estar, promovem um modo de vida sadio e aumentam a autoestima.
- O valor das exportações europeias (principalmente realizadas pela França, mas também pela Alemanha e Itália) totalizou 17,2 bilhões de euros em 2015; a França e a Alemanha representam cerca de 53% do total das exportações provenientes da Europa.
- A força da indústria de cosméticos reside na mistura de grandes e pequenas empresas: o setor reúne 4.605 PMEs na Europa – um número que continua aumentando.
- Globalmente, a cadeia de valor da indústria de cosméticos emprega pelo menos 2 milhões de pessoas, sendo 56% mulheres e 44% homens.
- O setor emprega mais de 26 mil pesquisadores, abrangendo um amplo leque de disciplinas científicas.

(Clique na imagem para ampliar)

(Clique na imagem para ampliar)

"A Europa é o principal produtor mundial de produtos de beleza e higiene. O mercado europeu movimentou cerca de 77 bilhões de euros em 2015, posicionando a Europa na liderança mundial do mercado de cosméticos. A cadeia de valor da indústria contribui de maneira considerável para a economia do continente. Segundo nossos cálculos, a cada ano a indústria de cosméticos injeta ao menos 29 bilhões de euros de valor agregado na economia europeia, sendo 8 bilhões de euros diretamente por meio da fabricação de cosméticos. Os 21 bilhões de euros restantes são gerados indiretamente, por intermédio da cadeia de abastecimento", ressalta a associação Cosmetics Europe.

V.G.
Tradução: Maria Marques

© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

A última edição da feira MakeUp no NewYork, o evento B2B dedicado à cadeia de valor da indústria de maquiagem, foi um grande sucesso, segundo os organizadores. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2019 no Center415 na 5th Avenue, Manhattan, recebeu mais de 3.800 visitantes, com crescimento de 12% do número de visitantes (...)

+ informações
Palavra de especialista
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Lipotec - Lubrizol
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Tecnologias que eram impensáveis há apenas uma década são agora itens essenciais indispensáveis. Levamos nossas vidas em nossos smartphones. Existe um aplicativo para quase tudo. E a tecnologia wearable, a realidade aumentada e a inteligência artificial estão criando possibilidades ilimitadas para mover, executar, ver e se sentir melhor do (...)

+ informações

Seções