Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Mercado europeu de cosméticos dá sinais de recuperação

Segundo dados apresentados na Assembleia Geral da Cosmetics Europe, realizada na semana de 16-19 junho em Bruxelas, o mercado europeu de cosméticos se manteve firme em 2014, apesar do conturbado cenário econômico. Com crescimento de 0,5%, a indústria europeia vem dando sinais de que está recuperando o fôlego.

Em 2014, a indústria europeia de cosméticos fez as pazes com o crescimento, registrando +0,5% em termos de valor, segundo dados divulgados pela Cosmetics Europe. A título de comparação, em 2013 foi observada uma queda de 1,4%.

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

As estimativas indicam que o mercado europeu [1] movimentou 72,5 bilhões de euros, o que representa cerca de um terço do mercado mundial. A Alemanha posiciona-se como o maior mercado da Europa (13,12 bilhões de euros), seguindo-se França (10,58 bilhões), Reino Unido (10,40 bilhões) e Itália (9,39 bilhões).

Entretanto, o desempenho desses quatro principais mercados apresentou contrastes em 2014. Enquanto o Reino Unido registrou crescimento de 5,3%, a Alemanha cresceu somente 1,6% e a França, 0,1%. No extremo oposto, o quadro foi de recessão na Itália (-1,4%), assim como na Espanha (-1,3%).

Todas as categorias de produtos registraram crescimento em termos de valor, exceto os produtos para cabelos (-0,2%). As categorias que mostraram maior dinamismo foram as de maquiagem (+1,2%) e higiene (+1,3%).

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

Os maiores destaques no continente ficaram com os produtos para pele e higiene, seguindo-se os produtos capilares e perfumes.

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

Por fim, em relação ao comércio exterior, a França detém o título de maior país exportador de cosméticos, bem à frente da Alemanha, do Reino Unido e da Itália.

De acordo com a Cosmetics Europe, a indústria europeia de cosméticos emprega cerca de 1,7 milhão de pessoas, sendo 25 mil cientistas. Nos últimos cinco anos, o setor conseguiu ampliar em 2,3% o número de empregos diretos e indiretos, com mais de 39 mil novos postos de trabalho.

V.G. (Tradução: Maria Marques)

Observações

[1Considerando os 28 países da União Europeia + Noruega e Suíça

© 2015 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

As feiras FCE Cosmetique e FCE Pharma, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de maio de 2017, receberam 15.400 visitantes e registrou um crescimento de 9%, em comparação com o ano anterior. Na cerimônia de abertura, Geraldo Alckmin, o Governador do Estado de São Paulo, destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento das (...)

+ informações
Palavra de especialista
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Laurence Bacilieri
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Nos Estados Unidos, o comércio varejista vem registrando uma queda contínua do faturamento. O setor está passando por profundas mudanças, com a falência de 3.500 lojas, sem falar nas dificuldades que têm enfrentado as redes Macys e Sears & K-Mart. A exemplo do setor bancário, os grandes protagonistas do varejo americano estão (...)

+ informações

Seções