Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Mercado europeu de cosméticos perde fôlego em 2016

A indústria europeia de cosméticos e cuidados pessoais, uma das forças motrizes da economia no continente, continuou no caminho do crescimento em 2016, movimentando 77 bilhões de euros. No entanto, esse crescimento foi bem menos acentuado que em 2015, principalmente em razão da retração do mercado britânico provocada pelo voto em favor do Brexit e pela desvalorização da libra esterlina.

A União Europeia é o principal polo mundial de fabricação de produtos de beleza e higiene. Em 2016, o mercado europeu de cosméticos foi avaliado em 77 bilhões de euros, posicionando a Europa como o principal mercado de produtos cosméticos do mundo.

Entretanto, segundo estatísticas publicadas pela associação Cosmetics Europe, o ritmo de crescimento do mercado europeu registrou forte desaceleração em 2016, na comparação com 2015.

Em vários países houve retração significativa do mercado, como na Dinamarca (-14,3%) e no Reino Unido (-11,4%).

Em relação aos produtos, todas as categorias recuaram em relação a 2015, com exceção dos artigos de maquiagem (+0,8%).

Os maiores destaques no continente ficaram com os produtos para pele e higiene, seguindo-se os produtos capilares e os perfumes.

Diante desse cenário, o comércio internacional constitui uma locomotiva essencial para a indústria europeia. Cerca de 18 bilhões de euros em produtos cosméticos foram exportados pelos países da União Europeia em 2016. O volume dessas exportações foi particularmente alto nos países mais atingidos pela crise do euro (como Espanha e Itália), onde o setor de cosméticos é um dos que mais contribui para a recuperação da economia nacional.

A França e a Alemanha, seguindo-se a Itália e a Espanha, são os principais países exportadores de cosméticos na Europa.

V.G.
(Tradução: Maria Marques)


© 2017 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
A feira Luxe Pack New York adiada para setembro

A feira Luxe Pack New York adiada para setembro

Diante da propagação do novo coronavírus (COVID-19) em Nova York e nos Estados Unidos, os organizadores da feira Luxe Pack New York divulgam o adiamento do evento para 15 e 16 de setembro. O local permanece inalterado: Jacob K. Javits Convention Center (Hall 1B). Com essas novas datas, o evento será quase concomitante com o MakeUp in (...)

+ informações
Palavra de especialista
Reformulação olfativa, um delicado exercício

Suzy Le Helley
Reformulação olfativa, um delicado exercício

Os perfumes clássicos — aqueles que, segundo dizem, nunca saem de moda — estariam em perigo? Diante da proibição, pela legislação europeia, de um número cada vez maior de ingredientes, sob o pretexto de que podem causar alergias ou irritações, e da crescente dificuldade de se adquirir determinadas substâncias naturais, os perfumistas estão (...)

+ informações

Seções