Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Mercado europeu de cosméticos retoma o caminho do crescimento

A associação Cosmetics Europe revelou que o mercado europeu de cosméticos voltou a registrar um ritmo mais dinâmico de crescimento em 2015, apesar dos desafios do cenário econômico. O setor de maquiagem foi o que mais cresceu, seguindo-se o de cuidados corporais e o de perfumes. A entidade enfatizou também a contribuição significativa da indústria de cosméticos para a economia europeia.

Segundo dados publicados recentemente pela Cosmetics Europe, o mercado europeu de cosméticos e produtos de higiene cresceu 3,1% em 2015, em comparação com 2,1% em 2014.

(Clique na imagem para ampliar)

(Clique na imagem para ampliar)

"Temos uma indústria forte, que continua mostrando sinais de crescimento, mesmo quando a conjuntura econômica é desfavorável. A Europa é o maior mercado de cosméticos do mundo, movimentando 77 bilhões de euros, segundo estimativas", explica Loïc Armand, presidente da Cosmetics Europe.

O crescimento foi puxado pela dinâmica de vendas na Suíça (+10,9%), no Reino Unido (+10,9%), na Romênia (+8%) e na Hungria (+7,5%).

(Clique na imagem para ampliar)

(Clique na imagem para ampliar)

Em relação aos produtos, o segmento de maquiagem foi o que registrou maior crescimento (7,2%), bem à frente dos segmentos de cuidados corporais (3,4%), produtos de higiene (2,8%) e perfumes (2,7%). A categoria de produtos capilares foi a menos dinâmica, mas nem por isso deixou de crescer em 2015 (+0,8%, em comparação com -0,2% no ano anterior).

(Clique na imagem para ampliar)

(Clique na imagem para ampliar)

Os maiores destaques no continente ficaram com os produtos para pele e higiene, seguindo-se os produtos capilares e perfumes.

(Clique na imagem para ampliar)

(Clique na imagem para ampliar)

Por ocasião da terceira edição da Cosmetics Europe Week, realizada de 13 a 17 de junho de 2016, a Associação Europeia de Fabricantes de Cosméticos apresentou também os resultados de um estudo sobre a contribuição socioeconômica da indústria de cosméticos.

Segundo o relatório elaborado pela Risk & Policy Analysts Ltd. (RPA):

- A grande maioria dos 500 milhões de consumidores europeus utiliza diariamente produtos cosméticos e de higiene pessoal que contribuem para o seu bem-estar, promovem um modo de vida sadio e aumentam a autoestima.
- O valor das exportações europeias (principalmente realizadas pela França, mas também pela Alemanha e Itália) totalizou 17,2 bilhões de euros em 2015; a França e a Alemanha representam cerca de 53% do total das exportações provenientes da Europa.
- A força da indústria de cosméticos reside na mistura de grandes e pequenas empresas: o setor reúne 4.605 PMEs na Europa – um número que continua aumentando.
- Globalmente, a cadeia de valor da indústria de cosméticos emprega pelo menos 2 milhões de pessoas, sendo 56% mulheres e 44% homens.
- O setor emprega mais de 26 mil pesquisadores, abrangendo um amplo leque de disciplinas científicas.

(Clique na imagem para ampliar)

(Clique na imagem para ampliar)

"A Europa é o principal produtor mundial de produtos de beleza e higiene. O mercado europeu movimentou cerca de 77 bilhões de euros em 2015, posicionando a Europa na liderança mundial do mercado de cosméticos. A cadeia de valor da indústria contribui de maneira considerável para a economia do continente. Segundo nossos cálculos, a cada ano a indústria de cosméticos injeta ao menos 29 bilhões de euros de valor agregado na economia europeia, sendo 8 bilhões de euros diretamente por meio da fabricação de cosméticos. Os 21 bilhões de euros restantes são gerados indiretamente, por intermédio da cadeia de abastecimento", ressalta a associação Cosmetics Europe.

V.G.
Tradução: Maria Marques

© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

As feiras FCE Cosmetique e FCE Pharma, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de maio de 2017, receberam 15.400 visitantes e registrou um crescimento de 9%, em comparação com o ano anterior. Na cerimônia de abertura, Geraldo Alckmin, o Governador do Estado de São Paulo, destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento das (...)

+ informações
Palavra de especialista
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Laurence Bacilieri
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Nos Estados Unidos, o comércio varejista vem registrando uma queda contínua do faturamento. O setor está passando por profundas mudanças, com a falência de 3.500 lojas, sem falar nas dificuldades que têm enfrentado as redes Macys e Sears & K-Mart. A exemplo do setor bancário, os grandes protagonistas do varejo americano estão (...)

+ informações

Seções