Em parceria com o instituto IBOPE Conecta, a Avon realizou o estudo inédito “A relação das brasileiras com a pele do rosto”. Mais de mil mulheres, com idades entre 25 e 60 anos, e residentes em todas as regiões do país, foram entrevistadas sobre seus hábitos e sentimentos no que diz respeito ao face care.

Denise Figueiredo, diretora de marketing da Avon

Apesar do rosto ser considerado o “cartão de visita” de qualquer pessoa, a pesquisa revelou que um terço das brasileiras utiliza apenas água e sabonete no cuidado facial diário. Entre as que responderam ao questionário, seis em cada dez estão insatisfeitas com a aparência da pele do rosto, contudo 36% relataram encontrar dificuldade em estabelecer uma rotina adequada de higiene e tratamento da região e 34% assumiram que investem apenas em cuidados básicos e quando se lembram.

A pesquisa mostrou que as falhas no ritual com a pele estão mais relacionadas com questões como a falta de conhecimento sobre o tipo de pele que elas possuem e com os cuidados necessários”, afirma Denise Figueiredo, diretora de marketing de skincare e fragrâncias da Avon. De acordo com a executiva, o face care é um hábito recente na rotina de beleza das mulheres e, embora elas estejam dedicando maior tempo e atenção a isso, a maioria ainda está na fase de descoberta e experimentação.

Acreditamos que a Avon, marca líder no segmento de cuidados com a pele, tem o papel de fomentar conversas educacionais sobre o tema. A clareza e a simplicidade da comunicação são essenciais para isso”. Ela também aponta a necessidade de oferecer soluções simples e práticas, que se adequem ao cotidiano feminino. “Existem três passos fundamentais para o cuidado com a pele que toda mulher pode inserir no seu dia-a-dia: limpar, tratar e proteger”, diz a executiva.

As entrevistadas mostraram priorizar a limpeza e a proteção solar, mas deixam de lado procedimentos de tratamento, como hidratação e o uso de antissinais. Entra elas, 56% disseram que estão preocupadas ou tentando minimizar os sinais do rosto e a maior parte, 80%, nunca havia ouvido falar ou experimentado vitamina C para o rosto.

O ingrediente é o ativo principal do novo Renew Vitamina C Super Concentrado Antioxidante. Foi para lançar este produto que a Avon desenvolveu a pesquisa junto ao IBOPE Conecta. Multifuncional, ele pode ser usado em todos os tipos de pele e em todas as idades, prometendo combater os radicais livres, melhorar a textura, uniformizar o tom e reduzir as linhas de expressão do rosto.

A proposta da Avon ao lançar o Renew Vitamina C é democratizar o uso de produtos de beleza ao trazer tecnologia acessível a todos”, afirma a diretora de marketing. Ela informa que a fórmula tem como diferencial a concentração de 10% de vitamina C pura e estabilizada, o que garante a preservação da fórmula ativa da primeira até a última gota. O preço sugerido é de R$ 95 (30 ml).

Outro dado de destaque no estudo é que 83% das brasileiras declaram cuidar da pele motivadas por um sentimento positivo de prazer. “Muito mais do que beleza ou estética, hoje existe uma consciência de que o cuidado com a pele reflete também na nossa saúde e bem-estar”, diz Figueiredo. “Essa mudança de comportamento, que vem do crescente desejo de um estilo de vida mais saudável, é bastante positiva, já que o hábito de autocuidado pode impactar positivamente na autoestima pessoal”, acrescenta.