Brazil Beauty News - A Vichy Laboratoires é um laboratório pioneiro do setor de dermocosméticos na França. Como definir a marca atualmente?

Vania Lacascade - A marca foi criada há cerca de 90 anos por um médico, portanto nossas raízes estão na saúde e na ciência. A Vichy Laboratoires é parte integrante da divisão Cosmética Ativa da L’Oréal, e seus produtos, comercializados principalmente em farmácias e drogarias, são recomendados por mais de 50 mil dermatologistas no mundo, em particular as linhas de produtos capilares e anti-idade.

Nos últimos dois anos, resgatamos a assinatura que caracterizava a marca nos anos 1990: "A saúde se reflete também na pele". Essa frase traduz perfeitamente nossa filosofia, ou seja, a pele é o "termômetro" da saúde, e devemos aprender a conhecê-la e a cuidar dela. Mais do que nunca, a saúde é a pedra angular do nosso trabalho.

Brazil Beauty News - Como se traduz esse trabalho focado na saúde?

Vania Lacascade - Há vários anos estamos realizando pesquisas científicas sobre o exposoma – analisando de que forma o tecido cutâneo é impactado por elementos ambientais (poluição, clima) e pelo estilo de vida –, bem como sobre as variações hormonais que muitas vezes afetam visivelmente as funções biológicas da pele. A marca constituiu três comitês de dermatologistas dedicados ao estudo do exposoma, com o objetivo de compreender os efeitos cumulativos desses diversos fatores sobre a pele e o couro cabeludo, em cada etapa da vida.

Na década de 2000, a marca mobilizou esforços significativos para oferecer soluções adaptadas à menopausa e a seus impactos sobre a pele. Ainda hoje, há muito tabu em torno desse tema, mas aos poucos as barreiras estão caindo. Em setembro do ano passado, relançamos a linha Neovadiol, cujos produtos são especificamente voltados para a menopausa. Paralelamente, inauguramos uma nova maneira de abordar esse tema, falando abertamente sobre essa etapa importante da vida da mulher.

Brazil Beauty News - De que forma a marca valoriza sua expertise científica?

Vania Lacascade - Nos últimos três anos, reforçamos consideravelmente nossa presença junto aos profissionais de saúde. Desde então, realizamos cerca de 40 estudos, publicamos uns 20 artigos e temos participado ativamente dos principais congressos de dermatologia. Além disso, fortalecemos os vínculos com dermatologistas e com drogarias, em particular sobre a questão da menopausa. Para nós, essa temática foi um fator de consolidação de nossa expertise, graças às pesquisas que realizamos para compreender os efeitos das variações hormonais no tecido cutâneo, em especial a queda de estrogênios e o aumento do cortisol. Nossa relação com farmacêuticos foi um elemento decisivo para o desenvolvimento de soluções voltadas para essa fase da vida da mulher. Sou formada em Farmácia e sei a que ponto é essencial trabalhar de mãos dadas com as drogarias, um espaço onde as consumidoras podem receber apoio em relação à questão da menopausa.

A renovação da linha de cuidados Neovadiol teve justamente como objetivo traduzir, da melhor maneira possível, os conhecimentos que adquirimos, em particular sobre as duas fases da menopausa, ou seja, a fase perimenopausa e pós-menopausa, que não geram as mesmas necessidades.

Como mencionei há pouco, esse tema ainda é tabu, por isso realizamos também uma campanha de conscientização baseada nessa linha de produtos. A campanha, conhecida como "cuidados para a menopausa", usava uma linguagem sem ambiguidades. Era fundamental lançar esse debate, por exemplo por meio de mesas-redondas, depoimentos e conselhos. O objetivo era abrir um espaço para falar sobre o assunto e oferecer um acompanhamento às mulheres em relação a essa etapa da vida e aos tratamentos preconizados pelos profissionais de saúde.

Brazil Beauty News - Como a Vichy Laboratoires se posiciona em relação às demais marcas do Grupo?

Vania Lacascade - A marca Vichy, com sua expertise científica em relação aos efeitos do exposoma na pele e no couro cabeludo, oferece produtos para mulheres e homens em todas as etapas da vida. Na puberdade, a linha Normaderm; a partir dos 30, os cuidados diários como Mineral e Lift Active, direcionados para os primeiros sinais da idade e para as manchas cutâneas; na menopausa, a linha Neovadiol. Paralelamente, a linha Dercos traduz nossa expertise científica em tratamentos para o couro cabeludo. Ou seja, a Vichy Laboratoires complementa as outras marcas do Grupo, oferecendo ao público acompanhamento ao longo de toda a vida. Somos uma marca inclusiva e muito próxima dos consumidores, abrangendo mulheres e homens de todas as idades.

Brazil Beauty News - Qual a estratégia da marca em matéria de sustentabilidade?

Vania Lacascade - Seguimos a estratégia global do Grupo L’Oréal. Temos uma carta de princípios em dermatologia extremamente exigente, que permite garantir a inocuidade e a eficácia dos produtos que comercializamos, mas com o grande desafio de oferecer fórmulas cada vez mais sustentáveis, que utilizam matérias-primas e ingredientes dermatológicos provenientes de fontes sustentáveis. Nessa área, a biotecnologia é também um recurso de grande utilidade.

Nossos objetivos são claros: que nossos produtos contenham, até 2030, 95% de ingredientes naturais ou ricos em minerais abundantes, e que a origem desses ingredientes seja 100% sustentável. Estamos constantemente renovando nossas fórmulas a fim de aprimorar o perfil ambiental, em particular a biodegradabilidade. Em relação aos protetores solares, estamos reformulando nossa carteira de produtos, de maneira a reduzir os riscos para os oceanos e para a biodiversidade marinha. Quanto às embalagens, nosso foco é a redução do peso e a utilização de plásticos reciclados. Essa filosofia de inovação sustentável é parte integrante de nosso programa de desenvolvimento há vários anos e segue a política global do Grupo.

Brazil Beauty News - Quais são os projetos da marca em termos de inovação?

Vania Lacascade - Priorizar as principais categorias, continuar a ampliar as fronteiras do segmento anti-idade, explorar a questão hormonal, em particular a menopausa, e desenvolver produtos capilares, bem como protetores solares, pois o efeito da radiação UV é um dos fatores do exposoma que mais exige atenção. Tudo isso é parte de um processo de melhoria contínua da pegada e do perfil ambientais de nossas fórmulas, mas com total garantia de inocuidade e eficácia.

Brazil Beauty News - E os objetivos em termos de mercados?

Vania Lacascade - A marca se desenvolveu mundialmente e hoje está presente em mais de 60 países, principalmente na Europa, seu berço histórico, mas com grande destaque também em países como Canadá e Brasil. Aliás, nosso maior mercado em nível mundial é justamente o Brasil, onde temos um posicionamento marcadamente médico, em particular no segmento capilar, com a Dercos, principal marca recomendada pelos dermatologistas para o tratamento da caspa. A China e os Estados Unidos são mercados em que desejamos ampliar nossa presença, sobretudo nos segmentos de cuidados da pele e produtos capilares.

Por fim, o objetivo é continuar a resgatar as raízes da marca no campo da saúde, tanto junto aos profissionais de medicina como aos consumidores. Reafirmando nossa legitimidade no mercado de dermocosméticos por meio de sólida expertise científica, fazemos questão de desenvolver uma comunicação autêntica e uma proximidade real com o público.