Unhas perfeitas por até 20 dias sem precisar ir à manicure. Com essa promessa, a técnica de alongamento de unhas de gel vem conquistando mais e mais brasileiras ao longo dos últimos dez anos. A Keragel Brasil é uma das pioneiras do segmento. Importando da Itália os produtos necessários para o procedimento, a empresa entrou no mercado nacional em 2013, chegando a ter 40% do marketshare da categoria no país. Mas erros de gestão fizeram esse cenário mudar.

Quando adquirimos a Keragel Brasil, ela estava com 2% do marketshare”, afirma Maurício Cesar, CEO da Alona Laboratórios e Cosméticos. Integrante do Grupo Unhas Cariocas (que também detém as marcas Unhas Cariocas e Escova Express), a companhia já havia comprado 50% da Keragel no ano passado e, desde o início de 2023, assumiu o controle total da empresa.

A ideia inicial era permanecermos como investidores e os outros sócios seguirem na parte operacional. Mas, quando percebemos o tamanho desse mercado, decidimos sair da sociedade para abrir uma nova marca. Foi nesse momento que as então sócias propuseram que nós comprássemos a parte delas e seguíssemos com 100%, o que aceitamos sem hesitar”, enfatiza Cesar.

Decisão de não mudar a marca ou começar do zero

O executivo pondera que ter desenvolvido a própria marca de alongamento de unhas teria sido “mais fácil e muito mais simples, mas há coisas que não têm preço”, diz. “Já nos primeiros dias da Keragel, eu percebi o quanto essa marca foi e é importante para muitas educadoras, instrutoras, alonguistas e clientes. Foi assim que tomei a decisão de que não iria mudar a marca ou começar do zero, e sim, trabalhar muito, para entregar para as milhares de ‘KeraLovers’ de todo o Brasil, tudo que um dia sonharam para essa marca”.

Com tecnologia 100% brasileira, os produtos serão fabricados pela Alona Laboratórios e Cosméticos, que tem quase 20 anos no mercado de beleza, com clientes como Ana Hickmann, Jequiti e Dailus.A maioria dos concorrentes do setor de alongamento usa tecnologia chinesa, mas a indústria brasileira é muito capacitada para a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e soluções. Muito em breve, o mercado conhecerá novidades da Keragel e se surpreenderá com tamanha qualidade”, garante o CEO.

Além de novos itens no portfólio, Cesar diz que a Keragel vai priorizar o trabalho de educação para voltar a crescer no país. “Esse foi o ponto onde a marca pecou. Ela nasceu com base na educação, formando novas alonguistas, educadoras e instrutoras. Ela cresceu na educação, mas depois a ignorou”, opina. “Hoje estamos recadastrando todas nossas educadoras, vamos aplicar uma espécie de ‘revalida’ para emitirmos novos certificados Keragel, que serão chancelados por órgãos de extrema importância, e começaremos um movimento educacional em todas as cidades do país”, ele afirma.

Meta é alcançar 50% do mercado de alongamento no Brasil

Isso porque, ao assumir o controle total da empresa, a nova gestão também assumiu uma meta ambiciosa. “Até dezembro de 2025, a Keragel será o principal player de alongamento de unhas no Brasil. Essa foi minha promessa feita a toda a comunidade que envolve a marca”, diz o CEO.

Além de almejar alcançar 50% do marketshare do segmento no mercado nacional neste período de cerca de três anos, ele também revela o desejo de iniciar exportações para outros países. “Estamos reestruturando a área educacional, os produtos que serão produzidos 100% no Brasil e a parte de marketing. A marca está completando dez anos e iremos fazer barulho”, anuncia Cesar.