A Cosmoprof Worldwide Bologna pretende aproveitar o sucesso da última edição para oferecer aos participantes da indústria da beleza novas oportunidades de networking, inovação e crescimento.
Enrico Zannini, Diretor Geral da BolognaFiere Cosmoprof, descreve o evento como “uma plataforma de lançamento” para novas empresas e “uma referência” para marcas já consolidadas. A lógica é clara: a Cosmoprof reúne toda a cadeia de valor — das matérias-primas e embalagens aos produtos acabados — por meio de três eventos interligados: Cosmopack, Cosmo Perfumery & Cosmetics (de quinta-feira, 26 de março, a sábado, 28 de março de 2026) e Cosmo Hair & Nail & Beauty Salon (de quinta-feira, 26 de março, a domingo, 29 de março de 2026).
“Participar da Cosmoprof significa estar no coração de um ecossistema global de negócios, onde compradores estratégicos, distribuidores de referência e mercados emergentes se encontram. Para qualquer empresa em busca de expansão internacional, o evento oferece visibilidade única, acesso a novos canais de distribuição e a oportunidade de se conectar com os players mais inovadores e influentes do setor”, afirma Enrico Zannini.
Manter a competitividade em um mercado cada vez mais complexo
Mas, no contexto atual, as discussões em Bolonha não se concentrarão apenas em lançamentos de produtos, mas também em arquitetura de portfólio, estratégias de distribuição e adaptabilidade a diferentes mercados. A Cosmoprof 2026 acontecerá em um momento em que as empresas precisam repensar suas estratégias em mercados cada vez mais incertos, onde a segmentação de preços se torna fundamental.
“Os motores de crescimento do mercado global de beleza estão se diversificando gradualmente, em detrimento dos tradicionais nichos de mercado”, explica Yang Hu, Diretor de Saúde e Beleza da Euromonitor International para a Ásia-Pacífico. “Fragrâncias, protetores solares e produtos para os cabelos, por exemplo, devem continuar crescendo à medida que o consumo se torna mais sofisticado. Os mercados da região Ásia-Pacífico, particularmente a Índia e o Sudeste Asiático, bem como o Oriente Médio e a África, também apresentam um potencial significativo”, afirma Yang Hu.
Novas ferramentas para um mercado em transformação
“No atual cenário, marcado por incertezas em mercados maduros, a Cosmoprof se apresenta como uma oportunidade estratégica para marcas que desejam diversificar suas exportações e conquistar mercados emergentes e segmentos de alto crescimento”, destaca Enrico Zannini.
Para acompanhar essas transformações, o evento trará diversas mudanças estruturais em 2026.
Entre as novidades, uma plataforma dedicada a pitches e apresentações proporcionará às empresas maior visibilidade. Localizado no Pavilhão 36, o Cosmetics Stage (Palco de Cosméticos) criará oportunidades de interação direta entre expositores e compradores em um formato personalizado. “Este novo espaço reflete nosso compromisso em oferecer uma experiência mais envolvente e centrada no visitante, aprimorando a participação de todos os envolvidos”, afirma Samantha Raimondi, Diretora de Vendas da Cosmoprof Worldwide Bologna.
A feira também está reinventando suas oportunidades de networking com um layout simplificado, navegação mais intuitiva entre as categorias e áreas de interação mais confortáveis para as empresas.
Em 2025, a Cosmoprof Worldwide Bologna registrou um aumento de 4,5% na participação em comparação com 2024, com participantes de mais de 150 países e 21% de novos visitantes. “Para 2026, prevemos um crescimento contínuo na participação, em linha com a tendência positiva das edições recentes. O interesse dos mercados internacionais permanece forte, principalmente entre varejistas, gerentes de categoria e merchandising, importadores e distribuidores que buscam inovação e uma perspectiva global do mercado de beleza”, conclui Enrico Zannini.



















