Matilde Lion, The NPD Group

Globalmente, 2018 registrou tendências positivas no continente americano, com +6% nos Estados Unidos e +10% na América do Sul, enquanto na Europa o crescimento permaneceu relativamente estável, com +1%. Porém, os dados disponibilizados no final de setembro de 2019 mostram que, nesse meio tempo, houve um certo reequilíbrio das dinâmicas de crescimento. O mercado norte-americano desacelerou consideravelmente, registrando apenas 1% de crescimento, enquanto a Europa esboçou uma evolução relativa, com +2%. É interessante notar que a sensível melhoria da dinâmica europeia tem as mesmas raízes que os resultados de 2018, ou seja, os países do sul do continente, mais precisamente Espanha (+5%) e Itália (+6%). Por outro lado, França e Reino Unido apresentam valores nulos ou negativos.

"Vale ressaltar, porém, uma grande diferença: a categoria de perfumes é incontestavelmente o carro-chefe do segmento de beleza premium na Europa, seja em que país for, contrariamente à América do Norte, onde esse segmento está posicionado em terceiro lugar, atrás das categorias de maquiagem e cuidados da pele. Isso significa que a Europa é uma região muito importante para o mercado de perfumes. Em termos de faturamento, o continente europeu responde por mais do dobro dos valores movimentados nos Estados Unidos", declarou Mathilde Lion.

O impacto crescente dos "Global Shoppers"

No entanto, a posição central ocupada pela Europa no mercado de perfumes deve-se, em grande parte, ao fato de a região atrair um maior número de turistas: 767 milhões em 2018, o que representa um crescimento de 6% em relação a 2017. Efetivamente, os turistas são grandes consumidores de perfumes, tanto no varejo de viagem como nos mercados locais.

"Esse fenômeno vem nitidamente ganhando terreno e impactando a categoria", observa Mathilde Lion. De fato, o setor de beleza responde por mais da metade dos viajantes que visitam as lojas Duty Free. Dentro desse segmento da população, 67% das pessoas buscam a seção de perfumes femininos e mais da metade (56%) concretizam a compra - o que representa a mais alta taxa de conversão do varejo de viagem. Além disso, os perfumes femininos constituem, em média, a cesta de compras mais cara no mercado mundial: US$ 66. Essa média é ainda mais elevada na população de viajantes asiáticos, podendo alcançar US$ 99 no caso de turistas chineses.

Quatro tendências importantes

Entre as principais transformações do mercado, destaca-se, em primeiro lugar, o potencial do comércio eletrônico. "Nos mercados mais conectados, é realmente o comércio eletrônico que impulsiona o crescimento das vendas de perfumes, embora a participação de mercado seja inferior à de outros canais. A venda de cuidados da pele pela internet disparou", indica Mathilde Lion. A fatia correspondente ao setor de perfumes é pequena: em 2018, ela era de 17% na Grã-Bretanha, 14% nos Estados Unidos e 7% na França. Isso significa que existe um grande potencial a explorar. Porém, a França registrou uma desaceleração nas vendas de perfumes pela internet entre janeiro e outubro de 2019, com 7% de crescimento na categoria, ante 16% em 2018.

Em segundo lugar, destaca-se a primazia do formato Eau de Parfum entre os perfumes femininos, tendência que, aliás, vem crescendo também entre os perfumes masculinos, em detrimento do formato Eau de Toilette. "Constatamos um aumento real na busca por concentrações mais fortes para os perfumes masculinos, e essa tendência chegou para ficar", afirma a especialista. Na Europa, o número de lançamentos de Eaux de Parfum registrados no final de setembro de 2019 aumentou 32% entre as fragrâncias masculinas e 4% entre os perfumes femininos. O mesmo fenômeno foi observado em 2018.

Outra tendência em destaque foi o tímido crescimento das fragrâncias com preço superior a 150 euros (luxo, nicho, coleções exclusivas de grandes marcas). É verdade que, em 2019, as vendas nessa faixa de preço registraram aumento de 6% - só que, nos últimos anos, a taxa de crescimento era de dois dígitos. "Há um número menor de lançamentos atualmente. Ainda que esse tipo de perfume continue contribuindo para um posicionamento de maior prestígio para o setor, ele não chega a fazer diferença em nível global, pois representa uma fatia muito pequena do mercado", comenta Mathilde Lion.

Por último, a tendência natural vem ganhando terreno na categoria. O mercado de perfumes naturais registrou um crescimento extraordinário em 2017 nos Estados Unidos, seguindo-se uma desaceleração em 2018, embora continuem prevalecendo as exigências em matéria de ética e natureza dos ingredientes. "Essa questão ainda pesa muito pouco no mercado: 19 milhões de dólares nos Estados Unidos, o que corresponde a 0,5% do mercado. Ou seja, existe uma real defasagem", explica Mathilde Lion.

Para sintetizar, digamos que o crescimento permanece bom, apesar de problemas de distribuição que precisam ser levados em conta. As exigências dos consumidores estão em constante mudança, e o grande número de lançamentos garante a saúde da categoria. A busca por produtos naturais vem lenta e progressivamente crescendo. Agora, vamos ficar de olho nas Festas de fim de ano: muitas vezes, elas alteram consideravelmente os resultados das vendas, em qualquer país do mundo.