Tradicionalmente usados pela indústria de alimentos para a fabricação de sucos ou como edulcorante, os mirtilos constituem, para os fabricantes de suplementos alimentares e medicamentos, uma fonte preciosa de antocianidinas extraídas da polpa e da casca de frutas. "As minúsculas sementes dessas bagas contêm até 20% de ácido linoleico (ômega-6) e de ácido α-linolênico (ômega-3), em proporções ideais. Esses dois compostos são bem conhecidos por sua capacidade de melhorar a hidratação e reforçar a função de barreira cutânea", explica a Givaudan Active Beauty em um comunicado.

Processo de upcycling

Diante o crescente interesse dos consumidores em reduzir o volume de resíduos e em valorizar as cadeias de abastecimento locais, o fornecedor de ingredientes cosméticos produziu o novo princípio ativo por meio de um processo de reaproveitamento, também conhecido como upcycling. Uma vez que os frutos tenham sido prensados para extrair o sumo, as sementes são separadas da polpa. Em seguida, esse material é usado para fabricar o ingrediente ativo, graças a um processo de extração por CO2 supercrítico.

Segundo a Givaudan Active Beauty, a redução de resíduos tornou-se o novo padrão em matéria de sustentabilidade, e os produtos cosméticos que contêm ingredientes reciclados ou reaproveitados atraem 69% dos consumidores, principalmente no Brasil (80%) e na China (74%) [1]. "Prontos para dar um passo à frente, os consumidores vão transformar o upcycling numa das principais tendências para a fabricação de produtos de beleza nos próximos anos, sem abrir mão dos elementos essenciais que garantem a proteção da pele", indica a empresa.

Agente tópico com ação calmante

Os estudos clínicos demonstraram a eficácia do Omegablue contra a depleção induzida por um surfactante. Segundo a Givaudan Active Beauty, as experiências mostraram que a função de barreira cutânea da região tratada foi totalmente restaurada três dias após a ocorrência do dano.

O Omegablue mostrou também ser extremamente eficaz em peles com inflamação crônica (psoríase), pois diminui consideravelmente (em até 27%) a gravidade do eritema e a formação de escamas (28% em quatro semanas). Resultados ainda melhores foram obtidos na afecção cutânea provocada pelo eczema: a gravidade do eritema diminuiu 37,5%, enquanto a sensação de coceira foi reduzida em 42,8%. Para completar, o PASI (Psoriasis Area Severity Score) e o EASI (Eczema Area Severity Score) melhoraram de forma significativa, na proporção de 27% e 35%, respectivamente.

"O Omegablue foi desenvolvido como agente tópico para peles sensíveis e danificadas. Ele alivia o desconforto cutâneo de maneira temporária ou curativa e contém ácidos graxos de sebo essenciais, capazes de formar uma barreira protetora contra fatores externos", ressalta Giada Maramaldi, gestora da categoria Cuidados Pessoais da Givaudan Active Beauty.

Óleo de banho

Para ilustrar o potencial do Omegablue aplicado em produtos de cuidados da pele e do corpo, a Givaudan Active Beauty formulou o S.O. Smooth, óleo de banho com textura leve e sedosa. Enriquecido com óleo de chia, ingrediente natural com suave ação nutritiva, o produto "restaura e preserva a barreira cutânea, devolvendo à pele a sensação de conforto".

O Omegablue é parte integrante da coleção upcycling da Givaudan Active Beauty, lançada em outubro de 2020. Reunindo mais oito ingredientes funcionais em diversas categorias, a coleção inclui, entre outros produtos, o Koffee’Up, óleo de café desenvolvido como alternativa ao óleo de argan.