Com o nome de Nootropics, a nova coleção reúne extratos de guaraná, de gengibre, de chá verde, de gotu kola, de ginkgo e de café verde. Todos esses ingredientes são bem conhecidos, tanto pela indústria como pelos consumidores, por suas funções como suplementos alimentares e por suas propriedades cosméticas.

Suplementos alimentares: saúde e beleza

Nootropos são substâncias notoriamente capazes de melhorar as funções cognitivas. Os consumidores chineses costumam usá-los como suplementos que estimulam as funções de aprendizagem, melhorando em particular a memória, a criatividade e a motivação. Segundo a Givaudan, além do uso tradicional como suplementos alimentares, os nootropos proporcionam também benefícios estéticos significativos. Essa dupla capacidade — suplemento alimentar e ingrediente de beleza — é um diferencial muito interessante.

"Os estudos [1] que realizamos confirmam que, considerando a população mundial, 81% dos consumidores concordam que existem laços estreitos entre o bem-estar e a beleza da pele. Prova disso é que 88% dos consumidores já utilizaram suplementos alimentares, em particular na China, onde o bem-estar vem ganhando crescente importância. Com o aumento significativo do consumo de suplementos alimentares, é evidente que o uso desses extratos naturais nos produtos de beleza despertará o interesse dos consumidores", afirma Mélanie Duprat, Global Category Manager da Givaudan Active Beauty.

Segundo a empresa, 93% dos consumidores acreditam que os ingredientes naturais são pelo menos tão eficazes quanto os ingredientes sintéticos, senão mais.

Seis extratos vegetais

A coleção Nootropics da Givaudan oferece seis extratos naturais denominados "Os Seis Gigantes".

 Chá verde: Colhido na província chinesa de Sichuan por métodos sustentáveis, esse antioxidante é usado em produtos especificamente voltados para peles maduras.
 Gengibre: Colhido ainda fresco, ele passa por secagem ao sol durante mais de 40 dias antes de ser transformado em extrato; conhecido como substância nootrópica por 90% dos brasileiros e por 86% dos chineses, é ideal para a formulação de cuidados da pele que ofereçam ação regenerante e calmante.
 Guaraná: Proveniente do Brasil e obtido por técnicas sustentáveis, é rico em cafeína (9%-11%), tem ação antioxidante e combate as olheiras; segundo a Givaudan Active Beauty, o guaraná é um dos ingredientes mais apreciados no Brasil, sendo considerado na China como um dos "mais inovadores".
 Café verde: Rico em ácido fenólico e em ácido clorogênico, é conhecido por sua ação anti-idade e por tonificar a pele em aplicação tópica; tem também marcada ação redutora.
 Ginkgo: Excelente ingrediente antioxidante, é utilizado em medicina tradicional chinesa há mais de 4 mil anos para aumentar a energia vital.
 Gotu Kola: Colhida manualmente com métodos sustentáveis em Madagascar, essa planta adventícia é muito conhecida por suas propriedades antirrugas e calmantes.