Fundada em 2017 pela publicitária Patrícia Lima, a Simple Organic vem construindo uma trajetória de crescimento ano a ano. A marca de beleza natural, vegana e sem gênero terminou 2021 com 24 lojas, que representaram uma expansão de 60% em sua rede e um aumento de 200% no faturamento total. “Quando comecei a Simple Organic, falávamos com público focado em sustentabilidade. Hoje isso é procurado por um número muito maior de consumidores, o que só reforça a importância de estarmos disponíveis em mais espaços”, afirma a fundadora e CEO da marca.

Para 2022, a estratégia de expansão segue agressiva.Nosso planejamento é finalizar o ano com 37 lojas”, revela Lima. Destas, duas lojas são próprias e já estão em operação. A mais nova delas foi inaugurada no último trimestre do ano passado, no Shopping JK Iguatemi – um dos mais luxuosos de São Paulo –, sendo a primeira no ramo de beleza no país a ter neutralização total do carbono emitido. “Conseguimos levar tecnologia, alta performance e sustentabilidade para o mercado de luxo. Esse é apenas mais um exemplo de como atuamos para um mundo melhor para as próximas gerações”.

Do total de lojas previstas até o final deste ano, 32 devem ser franquias.Sempre tivemos muita procura por franquias, tanto no Brasil quanto fora dele”, diz a empresária. O que facilitou a abertura da Simple Organic para esse modelo de negócio foi a aquisição pelo grupo farmacêutico Hypera Pharma, há pouco mais de um ano. “O que nos impedia de abrir mais lojas era a equipe, que segue enxuta, mas que era ainda mais compacta antes do investimento, além do estoque limitado que um dia tivemos. Agora, com um time de lojas e expansão mais robusto, estamos conseguindo atender a demanda do mercado”, explica a CEO.

Mas ela faz uma ressalva. “Mesmo antes da compra da Hypera, já vínhamos crescendo muito e superando nossas próprias metas e expectativas. A aquisição por parte de um investidor que acredita nos nossos sonhos faz com que seja possível que a Simple chegue a um número muito maior de pessoas, potencializando o impacto positivo que podemos gerar no mundo”.

Vindo do ramo farmacêutico, o grupo também possibilitou a estreia da marca no canal farma. Os produtos já podem ser encontrados em lojas da rede Raia-Drogasil em São Paulo e cidades da região metropolitana, mas a expectativa, de acordo com Lima, é estar presente em mais de mil farmácias no país até o final de 2022. “Essa conquista é mais uma porta que abrimos para a democratização da beleza limpa e sustentável”.

Além da expansão pelo Brasil e a chegada ao canal farma, a Simple Organic também deve iniciar sua carreira no mercado internacional neste ano, com abertura de três lojas.O interesse pela Simple Organic na Europa sempre foi muito grande, tanto por parte do consumidor final quanto de pessoas querendo abrir franquias. Optamos por começar a expansão por Portugal, a porta de entrada de marcas brasileiras na Europa”, afirma a fundadora.

A Simple Organic mira ainda no mercado norte-americano. “Nos EUA, optamos por começar no canal digital por acreditarmos que é a melhor maneira para entendermos seu tamanho e demanda e construirmos nossa comunidade por lá, como fizemos aqui no Brasil”, diz Lima. “Estamos só no início do que a marca pode atingir. O mercado brasileiro de clean beauty ainda não está tão maduro quanto nos EUA ou na Europa. A Simple deve continuar a crescer em ritmo acelerado”, finaliza.