A pandemia de Covid-19 não foi motivo de crise para a Simple Organic. Mesmo com lojas temporariamente fechadas durante 2020, respeitando medidas para tentar conter a disseminação da doença no país, o ano foi de grandes conquistas para a marca brasileira de cosméticos naturais, orgânicos e veganos.

Com o anúncio da abertura de oito lojas – cinco já estão em operação desde o final do ano e outras três são esperadas até março –, a empresa teve um aumento de mais de 50% em sua rede (eram 15 pontos de vendas até o mês de novembro). “A procura por novas lojas cresceu muito nesse período e em breve vamos anunciar mais unidades. Estamos numa expansão muito grande”, declara a publicitaria Patrícia Lima, que deixou o mercado da moda para fundar a empresa em 2017.

O crescimento não se deu apenas em pontos físicos. O canal digital da marca registrou alta de 250% no ano. Lima tem uma explicação para esses bons números. “A pandemia trouxe um impacto social muito grande. As pessoas entenderam alguns valores necessários para a gente falar de futuro, de sociedade e de um mundo melhor e esses são valores com os quais a Simple Organic já nasceu. Nós falamos sobre a atitude individual no impacto no coletivo, do respeito à natureza e ao nosso corpo, da importância da saúde e de buscar sempre um equilíbrio na vida”.

Rede anunciou abertura de 8 novas lojas

O plano de expansão ficou ainda mais promissor quando, no final de 2020, a empresa divulgou sua compra pelo grupo Hypera Pharma, gigante do ramo farmacêutico. “Encontramos um parceiro que reconhece todos os valores da Simple Organic e vem para fortalecer e agregar a nossa missão, que é democratizar a beleza natural e levar saúde ao maior número de pessoas”, diz a empresária. Ela se mantém à frente do negócio, que seguirá operando de maneira independente.

A aquisição foi o primeiro investimento do programa corporativo de venture capital da Hypera Pharma. “Com a Simple Organic, ampliamos nosso portfólio de skincare (já é proprietária da Mantecorp) com produtos naturais, aumentamos nossa presença no e-commerce e nos aproximamos da geração millenials, além de usarmos nossas forças para acelerar o movimento de consumo sustentável”, afirma Vivian Angiolucci, executiva responsável pelo Hypera Ventures.

Contando com o know-how e a estrutura operacional da Hypera Pharma, Lima diz que estudam as possibilidades de inserir os produtos da marca em outros canais de venda, como drogarias e perfumarias, e que o projeto de expansão se dará de forma estruturada. “Ser sustentável e trazer projetos voltados para essa área no Brasil não é fácil e nem barato. Ter um parceiro que entende tudo isso e nos dá condições para alcançarmos nossos objetivos, faz toda a diferença. Estamos muito felizes”, ela celebra.

Sem citar números esperados após a concretização do negócio, a executiva diz que para 2021, a expectativa é fortalecer ainda mais sua marca, fazendo com que o cosmético natural, orgânico e vegano deixe de ser encarado como nicho e passe a atingir um volume maior de pessoas. “O mercado de cosméticos é muito próspero e competitivo. Ter uma grande farmacêutica acreditando que o mundo da beleza orgânica e natural é o futuro fortalece a Simple Organic como marca e abre portas para o segmento como um todo”, finaliza Lima.