As consumidoras estão usando o poder de compra como ferramenta para serem ouvidas e manifestando apoio às marcas que se comprometem em favor de ingredientes naturais e de uma maior transparência, , diz a NPD Group

Cada vez mais, as mulheres americanas usam a internet para conhecer melhor os ingredientes e as marcas dos produtos que elas escolhem para os cuidados do rosto. Essa é, em todo caso, a conclusão de um recente estudo da agência The NPD Group: Women’s Facial Skincare Consumer Report [2]. Segundo o relatório, cerca de 50% das mulheres que participaram do estudo costumam procurar informações na internet antes de comprar um produto em uma loja. Em geral, as principais fontes de informações são opiniões e avaliações publicadas on-line, bem como as redes sociais e os incontornáveis influenciadores.

Consumidoras conscientes

"As consumidoras estão usando o poder de compra como ferramenta para serem ouvidas e manifestando apoio às marcas que se comprometem em favor de ingredientes naturais e de uma maior transparência", explica Larissa Jensen, diretora executiva e analista de beleza da NPD Group.

Segundo a agência, 46% das usuárias de produtos para cuidados do rosto declararam ter comprado produtos sem sulfatos e/ou sem ftalatos ou glúten, o que representa um aumento de 6 pontos percentuais nos últimos dois anos. Outro dado importante é que mais da metade das mulheres entrevistadas afirmaram buscar produtos à base de ingredientes orgânicos. Ainda segundo o relatório, as marcas que declaram publicamente seu compromisso com a transparência em relação aos ingredientes usados ocupam um lugar de destaque na preferência das consumidoras. Dentre essas marcas, algumas das mais conhecidas se posicionam no Top 25 das principais conversões de compra.

"Os cuidados da pele continuam a ter um bom desempenho entre as consumidoras mais conscientizadas, em todas as gerações. É cada vez menor o número de consumidoras que escolhem que produto vão comprar tendo o preço como principal critério. Para elas, é importante saber exatamente que substâncias compõem o produto que estão usando na pele", continua Larissa Jensen.