Os cabelos, assim como a pele, passam por mudanças ao longo do tempo, podendo apresentar sinais de envelhecimento como perda de volume, afinamento, ressecamento, porosidade, dificuldade de crescimento, além, claro, do temido embranquecimento dos fios.
“Essas alterações estão associadas à diminuição da produção de melanina, diminuição da atividade dos folículos pilosos e alterações hormonais que afetam a estrutura do fio. Entre as mulheres, a maioria começa a notar diferenças no cabelo a partir dos 40 anos, quando há diminuição dos níveis de estrogênio e progesterona, e, especialmente, durante a menopausa”, explica Lucimar Brum, gerente de desenvolvimento de produtos da Amend Cosméticos.
Foi pensando nesse público que a marca brasileira de haircare lançou Expertise 40+ Prolonga & Regenera. Apresentada na Beauty Fair 2025, é primeira linha no Brasil desenvolvida especialmente para atender pessoas 40+ e a focar no combate aos efeitos do envelhecimento capilar. “Segundo o Censo 2022 do IBGE, mulheres acima de 40 anos correspondem a 44% da população. Percebemos que o mercado de produtos capilares tinha uma lacuna para esse público”, diz Brum.
Agressões externas também aceleram o envelhecimento capilar
Com xampu, condicionador, máscara e leave-in balm, a linha combina ingredientes como proteína de arroz hidrolisada, pantenol e o ativo exclusivo Pro-Longevity Blend, prometendo reparação do desgaste dos fios, hidratação profunda, reposição de massa, fortalecimento e proteção contra agressões externas, como poluição e exposição solar, que também aceleram o envelhecimento capilar, segundo a gerente.
Expertise 40+ Prolonga & Regenera não tem atuação sobre a perda da coloração dos fios no processo de envelhecimento. “Esse é um tema que vem sendo estudado pela ciência, mas os resultados ainda são iniciais. A Amend acompanha de perto essas pesquisas e, no futuro, podemos considerar inovações que atendam também a essa demanda”, afirma Brum.
A Natura já incorporou esse benefício em sua recém-lançada linha Lumina Antissinais Regenerador Capilar, que além de tratar os sinais de envelhecimento dos fios, devolvendo densidade e vitalidade, conta com a tecnologia exclusiva Pró-Melanina, que protege e estimula a produção natural da melanina no bulbo capilar, ajudando a manter a cor original dos fios por mais tempo e reverter os primeiros fios brancos.
Reversão dos primeiros sinais de fios brancos em 90 dias
“O Sérum de Prevenção é o carro-chefe da linha. De uso noturno, ele atua diretamente no bulbo capilar, revertendo os primeiros sinais dos fios brancos, que são resultado de um processo de oxidação da melanina”, explica Edjane Lima, head de desenvolvimento de formulação da Natura.
Ela ressalta que o produto não é indicado para quem já tem uma quantidade considerável de fios brancos. “Sabe quando a gente percebe que o fio começa a ‘falhar’, parecendo meio branco, meio colorido? Esse é o momento de prevenirmos e cuidarmos desse cabelo, assim como utilizamos um antissinais na pele. Em testes realizados pela Natura em pessoas que começam a ficar com o cabelo branco, conseguimos ver resultados a partir de 90 dias de uso.”
A linha, que também tem colágeno e biopeptídeos na composição, inclui um xampu antioxidante com ação antissinais, condicionador regenerador, máscara de combate à porosidade e que preenche a fibra capilar e um leave-in densificador, que repõe proteínas e aminoácidos essenciais. “Lumina Antissinais é um verdadeiro avanço para todo o mercado capilar. Conseguimos, com muita pesquisa e tecnologia, desenvolver uma solução que não apenas trata sinais já existentes, como fragilidade e afinamento, mas que também atua de forma preventiva no grisalhamento precoce, com eficácia comprovada em estudos científicos”, afirma a cientista.
Para Brum, da Amend, os cuidados antissinais devem ganhar mais espaço no mercado de haircare. “O envelhecimento capilar tem recebido cada vez mais atenção. Com uma população que vive mais e busca soluções personalizadas, cresce a necessidade de produtos que respondam de forma eficaz às transformações naturais dos cabelos ao longo do tempo. O Brasil, um dos países mais avançados em estudos e inovação na área capilar, acompanha de perto essa tendência. Acredito que esse segmento tende a se desenvolver muito, tanto no mercado interno quanto internacionalmente.”


















