Em novembro de 2021, a 16ª edição da Beauty Fair marcou o retorno dos grandes eventos de beleza no Brasil após a Covid-19. Mas foi um ano atípico, com queda de 20% no número de expositores e uma projeção de volume de negócios que não ultrapassavam R$ 400 milhões. Em 2022, o cenário é diferente. Realizada na primeira semana de setembro em São Paulo, a maior feira de beleza das Américas mostrou otimismo e grandes expectativas do setor de cosméticos.

No ano passado, iniciamos um movimento de retomada dos negócios e agora nós o consolidamos. Entendemos que é hora de olhar para frente e acelerar atividades”, afirma Cesar Tsukuda, diretor geral da Beauty Fair. Com 500 estandes e um público estimado em 200 mil visitantes, a 17ª edição do evento projeta R$ 800 milhões em negócios.

Em termos de expositores, estamos quase 3% acima de 2019, portanto, atingimos números pré-pandemia, o que é bastante positivo. Em visitação também prevemos um público superior ao de 2019, que foi de 192 mil pessoas. Quanto aos valores de negócios, estamos otimistas, entendendo que será um número maior que 2019”, diz Tsukuda. “O Brasil sempre passa por ciclos. No meu entendimento, entramos agora num ciclo virtuoso e o empresário tem que se preparar e voltar suas atenções para um crescimento forte nos próximos anos”.

Ocupando uma área de 400m2, o Grupo Boticário participou do evento pelo segundo ano consecutivo e tinha um dos stands mais procurados pelos visitantes. “Esse evento é muito importante para nós, onde mostramos todos os lançamentos e inovações”, declara a vice-presidente de B2B da marca Alessandra Sekeff. Aproveitando a oportunidade “do olho a olho”, a companhia apresentou na feira o repacking da marca Vult, além de novidades em Eudora, Australian Gold e Bio-Oil. “Estamos felizes por encontrar pessoalmente clientes que não víamos há muito tempo”.

A marca carioca de cuidados capilares Widi Care também retornou à feira. “Esse ano a Beauty Fair está maior e mais movimentada que no ano passado. Por isso investimos mais”, afirma o coordenador de marketing Jonathan Modesto. Além de novos itens da linha para cachos e crespos Juba, a marca apresentou a coleção Liso Maravilha. Modesto demonstrou confiança. “A última feira já foi muito boa para gente, resultando em um trabalho lindíssimo de crescimento em São Paulo. Agora esperamos um reconhecimento maior, focando em expansão. A Beauty Fair é uma ótima oportunidade de fazer negócios e tenho certeza de que no ano que vem vai ser melhor ainda”.

Já a Ana Hickmann Beauty fez sua estreia no evento, apresentando ao público produtos de skincare e esmaltes, além da linha de maquiagem, que passou por um processo recente de renovação. “Viemos mostrar a força da marca e nossa expectativa é sair desta feira com tudo já vendido, aproveitando o ritmo de vendas para as festas de fim de ano”, diz a gerente Paula Rosso.

Muitos lançamentos foram apresentados nesta edição. A Ricca voltou a atenção à pele oleosa e acneica para lançar uma linha de skincare. A Salon Line levou mais de 100 inovações e relançamentos em suas marcas de adultos e kids. A Kiss New York introduziu hidratantes corporais e um xampu tonalizante no portfólio. A Alfaparf Milano trouxe tecnologia de proteção da luz azul para os cabelos loiros e morenos. A Ruby Rose apresentou de uma nova marca, a Melu. A Skala foi outra empresa que levou diversos itens novos à feira. “Não participamos da edição passada. Durante a pandemia, demos uma ‘organizada na casa’ e reformulamos vários produtos. Entendemos que o setor de beleza é movido por inovações e lançamentos e investimos para ser uma marca que todo mundo usa”, fala Bruna Veneziano, responsável pelo marketing.

Uma grande novidade da Beauty Fair 2022 foi a criação de um setor específico para cosméticos naturais.Produtos naturais são tendência entre os consumidores, porém do ponto de vista do negócio, ainda são um nicho pequeno. Com essa iniciativa procuramos aproximar as marcas desse segmento do trade”, explica Tsukuda.

A Bergamía foi uma das seis empresas selecionadas para estrear esse espaço. “Estamos felizes por apresentar a marca para o varejo e o público final, podendo atingir mais pessoas. É um grande aprendizado e saímos com muitos contatos”, afirma o fundador Felipe Drummond. “Nesse ano somos seis, no ano que vem, seremos muitos mais”, ele acrescenta.