Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Cresce a presença do carvão ativo em formulações cosméticas

Com alta capacidade de absorção de impurezas, o ingrediente é usado no controle da oleosidade da pele e no branqueamento dos dentes.

Não tem como falar em carvão e não pensar no churrasco de final de semana. Mas nem todo carvão é igual ou está destinado apenas a manter acesa a brasa para assar carnes. Assim como o carvão da churrasqueira, o carvão ativo (ou ativado) também tem origem vegetal, mas enquanto o primeiro é produzido a partir da queima de madeiras duras, como a lenha, o segundo vem da cortiça ou lascas de madeira.

Rana Saleh, dentista da suiça Megasmile

Rana Saleh, dentista da suiça Megasmile

A principal diferença entre eles está na porosidade e no tamanho de suas partículas”, diz Ana Carolina Cunha, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento da Skinlab, empresa dedicada à terceirização de cosméticos. O carvão ativo tem uma estrutura que lembra a de uma esponja, mesmo quando reduzido a pó. “Por ser poroso, ele tem uma alta capacidade de absorção, podendo ser aplicado na elaboração de produtos para o controle de oleosidade, remoção de impurezas e ainda como corante natural”.

No setor de skincare, o ingrediente já pode ser encontrado em diversos tipos de cosméticos. “O carvão ativo promove uma limpeza mais profunda da pele, eliminando impurezas acumuladas durante o dia e diminuindo os poros”, afirma Fabiana Kim, analista de marketing da Kiss New York. Por meio de sua marca de maquiagens e cuidados faciais, a RK by Kiss, a companhia lançou em 2018 a linha Carvão detox, com máscaras faciais, esfoliante, lenços demaquilantes e espuma de limpeza. “Os brasileiros já aderiram à tendência do carvão ativado e nossos produtos são um grande sucesso de venda”, comemora.

Para a analista de marketing, a propensão da população brasileira a uma pele que vai de mista a oleosa abre bastante espaço para o crescimento do componente na indústria de beleza no país. Além dos itens que compõe a linha da RK by Kiss, sabonetes, hidratantes, xampus, águas micelares e até esponjas que levam carvão ativo já podem ser encontrados no mercado nacional. “É totalmente possível e provável o uso do ingrediente em ainda mais tipos de cosméticos”, diz.

Outro segmento em que o carvão ativo está em alta é na higiene oral. “Ele é o novo queridinho no branqueamento dos dentes, já que sua estrutura porosa é capaz de ligar substâncias, removendo sem aditivos químicos as manchas mais difíceis, como as de café, nicotina e chá”, explica Rana Saleh, dentista da suíça Megasmile. “O ingrediente também possui características que ajudam a eliminar a placa bacteriana e a combater o mau hálito”, acrescenta.

A marca é conhecida pelo conceito inovador de suas escovas, que apresentam cerdas com partículas de carvão ativado e design criado em parceira com duas universidades da Suíça. “Um número grande de pessoas segura uma escova várias vezes ao dia, sem pensar muito sobre isso. É exatamente este objeto cotidiano que nos desafia a desenvolver uma interação eficiente entre formas, cores e texturas”, afirma Saleh.

A Megasmile tem em seu portfólio duas escovas com cerdas de carvão, uma delas com tecnologia sônica, que promete dentes brancos e polidos em duas semanas de uso. De acordo com a dentista, o elemento pode ser utilizado em formulações de cremes e espumas dentais.

O crescente movimento de cosméticos sustentáveis e com menos componentes químicos deve também impulsionar do carvão ativo na indústria de cuidados e higiene pessoal. “É cada vez maior a busca por ativos mais naturais. Ainda não temos dados concretos, mas é só olhar as prateleiras e ver novas marcas lançando produtos com cartão ativado. Os brasileiros adoram novidades”, finaliza Cunha.

Renata Martins

Portfólio

© 2019 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

A última edição da feira MakeUp no NewYork, o evento B2B dedicado à cadeia de valor da indústria de maquiagem, foi um grande sucesso, segundo os organizadores. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2019 no Center415 na 5th Avenue, Manhattan, recebeu mais de 3.800 visitantes, com crescimento de 12% do número de visitantes (...)

+ informações
Palavra de especialista
Victoria's Secret ou o fracasso de um posicionamento conservador

Laurence Bacilieri
Victoria’s Secret ou o fracasso de um posicionamento conservador

O cancelamento do show da Victoria’s Secret não chegou a ser uma surpresa. Em maio, o jornal New York Times já havia revelado que o desfile não teria mais patrocínio para a transmissão pela televisão. "A Victoria’s Secret precisa se reinventar para crescer. Por isso, decidimos repensar o tradicional Fashion Show da marca e criar um evento (...)

+ informações

Seções