Também conhecida por pé-de-leão, a edelweiss é uma flor encontrada apenas em locais de altitudes elevadas, especialmente nos Alpes suíços e regiões montanhosas de países como Áustria, França e Itália. Ela despertou o interesse da indústria cosmética por produzir seu próprio antioxidante, o ácido leontopódico, e assim conseguir se proteger de agressores ambientais, como vendavais, geadas e temperaturas voláteis, e sobreviver nas encostas das montanhas.

O ativo já fazia parte da composição dos produtos da linha de skincare Drop of Youth –a mais vendida da marca inglesa de cosméticos naturais The Body Shop –, que desde o final de 2022 passou a ser chamar Edelweiss. “A mudança foi inspirada no posicionamento da ativista Anita Roddick, que fundou a The Body Shop com o propósito de promover a beleza inclusiva, acreditando que ela não deve estar atrelada a padrões impostos pela sociedade. Drop Of Youth, traduzido como ‘Gota da Juventude’, não era condizente com o resgate dos propósitos da marca”, afirma Gabriela Gertel, gerente de marketing da filial brasileira.

Ativo fortalece a pele e auxilia no seu processo de regeneração

A mudança não foi apenas de nome. Toda a linha foi reformulada e ganhou uma concentração maior de edelweiss.Retiramos ativos que não eram naturais e intensificamos a concentração do ingrediente na nova linha para potencializar o poder antioxidante e de resiliência da pele da fórmula atual, que agora é 97% natural”, diz Gertel. Ela explica que o ativo fortalece a pele e auxilia no seu processo de regeneração, graças à ação do ácido leontopódico, que contribui com a retenção da hidratação e protege a pele de condições climáticas de ressecamento.

Outra marca de skincare que investiu em edelweiss foi a Cetaphil, que lançou recentemente a linha pró-aging Healthy Renew, propondo o rejuvenescimento saudável e consciente da pele. Ao lado de ingredientes como peptídeos purificados e extrato de arroz, o edelweiss atua na fórmula “como antioxidante, antiglicante, anti-inflamatório e melhora a elasticidade da pele”, segundo a médica dermatologista Daniela Pimentel.

Extrato de edelweiss nos cuidados capilares

A Darrow utiliza o ingrediente na composição de seu novo xampu Doctar Force. “Nos cabelos, o extrato de edelweiss age sob o couro cabeludo, estimulando a microcirculação e o bulbo capilar, favorecendo o crescimento de fios saudáveis e vigorosos”, explica Ana Coutinho, diretora médica do Grupo Pierre Fabre.

Utilizado há pouco tempo de forma mais ampla no Brasil, o ativo deve ganhar mais espaço na fabricação de cosméticos, segundo ela. “Acreditamos que o extrato de edelweiss se popularizará cada vez mais, dadas as suas propriedades para a pele e os cabelos. A maior aplicação desse ativo na indústria também se deve, sobretudo, a avanços científicos que comprovam a sua eficácia, sendo natural que as marcas o incorporem às suas formulações para apresentarem aos consumidores produtos com melhores resultados”, diz Coutinho.

A gerente de marketing da The Body Shop Brasil também aposta no crescimento do uso do edelweiss pelo setor de cosméticos, mas aponta outra razão. “O mercado de produtos naturais no Brasil ainda está em desenvolvimento, mas nove em cada dez brasileiras preferem cosméticos com ingredientes naturais, de acordo com levantamento feito pela Opinion Box em 2022. Isso nos mostra que os consumidores estão cada vez mais preocupados com os ingredientes que aplicam em suas peles e essa crescente conscientização levará as pessoas a buscarem alternativas naturais aos produtos com químicos fortes. O extrato de edelweiss representa uma alternativa natural e promissora a esses componentes sintéticos”, finaliza Gertel.