A queda de cabelo pode ocorrer por diversos motivos. “As principais causas do eflúvio, ou seja, a perda capilar abrupta, são estresse ou situações traumáticas, uso de medicamentos em excesso, anemia ou falta de nutrientes no organismo, a gravidez e a amamentação, além de doenças, desde às mais simples, como resfriados, até a infecção causada pela Covid-19”, cita Ana Coutinho, diretora médica do Grupo Pierre Fabre.

A queda de cabelo está entre os cinco sintomas mais relatados por pacientes após a recuperação da Covid-19, afetando 25% dos infectados. “A Covid-19 foi o estopim para dar ênfase nesse problema. Com o grande número de pessoas procurando, até quem nunca deu atenção ou não estava dando tanta importância,mudou de ideia e agora busca produtos para diminuir a queda e aumentar o crescimento de fios novos”, afirma Alyne Lins, coordenadora de marketing da Ervik.

Drones bioguiados levam ativos a local exato da ação

Especializada em dermocosméticos, a marca desenvolveu a linha Hairvik Sweet, com ação antiqueda, de fortalecimento e reversão do afinamento dos fios. Com xampu, condicionador, tônico e óleo reparador, foi desenvolvida com a tecnologia de drones bioguiados. “O drone vai atuar na fonte do problema, levando o ativo no local exato de ação e o liberando de acordo com a necessidade, evitando o desperdício e aumentando a performance”, explica Lins.

A Darrow, do Grupo Pierre Fabre, lançou no primeiro semestre do ano a linha dermatológica Doctar Force. “O xampu tem ação fortalecedora e estimulante, que reduz a queda e traz vitalidade aos fios graças à sua fórmula com o inovador Complexo Bioforce, que higieniza o couro cabeludo e os fios, enquanto auxilia o crescimento”, diz Coutinho.

Segundo ela, o complexo é formado por quinina, extrato de edelweiss e cafeína. “O primeiro ativo previne a queda e ajuda a prolongar o ciclo de vida do cabelo. O extrato de edelweiss estimula a microcirculação presente no bulbo capilar, favorecendo o crescimento de cabelos saudáveis e vigorosos. Por fim, a cafeína é responsável pela ancoragem dos fios no couro cabeludo”. Com uso diário por dois meses, o xampu promete diminuição de 44% na perda de fios e de 80% na quebra, melhorando em 14% a densidade dos cabelos no couro cabeludo.

Brasil é um dos países que mais relata queda capilar

A Natura apresentou há poucos meses o Lumina Antiqueda e Crescimento. “O Brasil é um dos países que mais relata queixa de queda capilar e nossa proposta é combater de forma intensa os principais fatores através de um tratamento tópico e integral. A linha também recupera o equilíbrio e a vitalidade do couro cabeludo e acelera o crescimento com fios mais fortes desde a raiz”, afirma Juliana Lago, gerente científica de pele e cabelos da marca.

A linha foi desenvolvida com tecnologia exclusiva pró-teia. “Passamos dois anos estudando a estrutura das teias de aranha para entender como ela pode ser mais forte que o aço e mais maleável que o náilon. Nesse processo, descobrimos que tanto a proteína da teia como a do cabelo possuem o mesmo design. Então produzimos em nossos laboratórios uma proteína vegana com a habilidade de se acomodar apenas nas regiões do fio onde é preciso repor massa capilar, sendo capaz de se adaptar totalmente ao nível de reparação que o fio de cada cabelo precisa”, conta Lago.

Outra marca que investiu nesse segmento foi a Beleza Natural, especialista em cabelos com curvatura. Depois do tônico Fortalece & Cresce, a linha foi ampliada com xampu e máscara de tratamento. “A dificuldade maior do cabelo crespo e cacheado é que o crescimento seja visível. Como o fio tem o formato espiral, quando seca, acaba diminuindo de tamanho por causa do fator encolhimento. O formato também torna o fio mais vulnerável a quebras e queda. Crespas e cacheadas ainda sofrem mais com a alopecia de tração, causada pelo uso de tranças ou rabos de cavalo apertados, coques e laces”, explica a fundadora Zica Assis.

As fórmulas são enriquecidas com Kerascalp. “Além dele atuar no bulbo capilar, estimulando o crescimento do fio, o ativo garante mais densidade e força da raiz às pontas, permitindo aumentar a estrutura do cabelo. Os fios crescem até 16 centímetros em um ano, com força e encorpados”, garante Assis.