Seguindo o exemplo da Coty, que anunciou no início do ano o lançamento da produção de perfumes que utilizam etanol oriundo de carbono reciclado, a Beiersdorf, companhia proprietária das marcas Nivea, Eucerin, Labello, La Prairie e Chantecaille, também decidiu apostar na tecnologia de captura e utilização de carbono (CCU, do inglês Carbon Capture and Utilization).

O novo Nivea Men “Climate Care Moisturizer”, cujo lançamento em edição limitada na Alemanha está previsto para o início de junho deste ano, será o primeiro produto de cuidado da pele a conter um ingrediente (etanol) obtido a partir de dióxido de carbono reciclado.

Como a Coty, a Beiersdorf utiliza uma tecnologia de reciclagem de dióxido de carbono oriundo de emissões industriais. Com esse método, o dióxido de carbono é primeiramente coletado na saída de chaminés de fábricas e, em seguida, enviado a um biorreator, onde é submetido a um processo de fermentação e transformação em etanol para uso em cosméticos.

Produto com balanço de carbono neutro

O creme hidratante Nivea Men “Climate Care Moisturizer” contém, ao todo, 14% de etanol obtido por meio de métodos alternativos. A fórmula é totalmente livre de microplásticos, silicones, óleos minerais e derivados de PEG/PEG. Além disso, o produto é fabricado com eletricidade proveniente de fontes 100% renováveis e é neutro em carbono, visto que o CO2 restante das emissões geradas pela produção são compensados por projetos de preservação do clima com certificação ambiental.

Para completar, a biodegradabilidade da fórmula é de 99%, e a embalagem é inteiramente reciclável.

A Beiersdorf fixou objetivos ambiciosos de redução do carbono: até 2025, a meta da empresa, em valor absoluto, é diminuir em 30% as emissões de carbono de escopos 1 e 2, e em 10% as emissões de escopo 3 (utilizando como referência o ano de 2018).