A partir de junho deste ano, os produtos para o rosto da linha Nivea Naturally Good estarão nas prateleiras em cerca de trinta países apresentando uma embalagem inovadora produzida a partir de polipropileno (PP) renovável certificado do portfólio Trucircle da SABIC.

A marca substitui, assim, uma resina fóssil por um produto sustentável derivado do tall oil, um subproduto da indústria florestal e da produção de papel. Segundo a Beiersdorf, produzir uma embalagem à base de cana-de-açúcar ou de milho e, portanto, usar uma “fonte alimentícia”, estava fora de questão.

Padrões de alta qualidade

Enquanto buscava aumentar a sustentabilidade das embalagens de seus produtos, a Beiersdorf queria evitar qualquer comprometimento da qualidade. Portanto, a empresa começou com uma análise completa do mercado de plásticos alternativos.

A embalagem teve que atender a muitos requisitos, começando com “às características visuais e táteis que os consumidores de Nivea estão familiarizados”, explica Michael Becker, chefe de Desenvolvimento de Embalagem Global da Beiersdorf. “O plástico renovável que utilizamos não tem efeitos visuais diferentes do plástico tradicional ou outras propriedades adversas. Consequentemente, o frasco feito de PP renovável não é visualmente distinto nem ao toque da embalagem anterior”, continua a executiva.

Outro critério importante era a reciclabilidade da embalagem.

Lançamento rápido

Para acelerar a transformação sustentável de suas embalagens a Beiersdorf trouxe a SABIC para trabalhar diretamente com a Berry Global, um de seus parceiros de longa data na produção de potes de cuidados faciais. Esta colaboração permitiu um rápido tempo de comercialização: entre a primeira ideia e a implementação, nove meses foram suficientes.

"Agora estamos nos envolvendo muito mais cedo e mais profundamente na cadeia de suprimentos", explica Isabel Hochgesand, diretora de Compras do grupo.

Produtos neutros para o clima

A escolha de embalagens plásticas renováveis tem a vantagem de conservar recursos fósseis, mas também reduz as emissões de dióxido de carbono. De acordo com a Beiersdorf, são economizados 76g de CO2 por jarro, uma redução de cerca de 60% em relação a um jarro de origem petrolífera. O projeto, portanto, também contribui para a meta climática da empresa de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 30% em toda a cadeia de valor até 2025.

As emissões que não podem ser evitadas ou reduzidas durante a fabricação dos produtos são “neutralizadas” por meio de compensações de carbono em projetos de reflorestamento. Essa uma nova abordagem para a Beiersdorf e sua principal marca. Composta por oito produtos, a linha de cuidados faciais Nivea Naturally Good será claramente identificável como “clima neutralizado” nas embalagens e em displays em prateleira.