Realizada pela primeira vez na América Latina, in-cosmetics, a mais importante feira internacional voltada exclusivamente para o setor de matéria-prima para produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC), que ocorreu dias 9 e 10 de setembro, no World Trade Center, em São Paulo, foi um sucesso. Segundo os organizadores, o evento recebeu mais de 2.100 visitantes, dos quais 10% vieram de países como Argentina, Colômbia, Chile, Perú, Estados Unidos, entre outros, e reuniu 192 expositores em 158 estandes apresentando mais de 1.000 produtos.

Além disso, 80% dos espaços para a edição de 2015 foram negociados durante a realização da feira. No próximo ano, o evento acontecerá dias 30 de setembro e 1 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, um grande centro de exposições.

"Com foco especifico em matérias-primas cosméticas tivemos grande receptividade do mercado, confirmando que estamos no caminho certo para nos tornarmos o ponto de encontro dos profissionais na América Latina," explica Daniel Zanetti, gerente responsável pela realização da in-cosmetics Brasil.

Na Innovation Zone, a Mintel apresentou 12 produtos, de pele e cabelo, mais inovadores e relevantes para o mercado brasileiro. A seleção foi feita em países do mundo todo e os critérios para a escolha foram: produtos que protegessem contra os fatores urbanos (poluição), anti-invelhecimento e customização (adaptação do produto as necessidades do consumidor). Para Vivienne Rudd, diretora de Inovação, Beleza e Cuidados Pessoais da Mintel e responsável pela Inovation Zone, os visitantes da in-cosmetics Brasil ficaram encantados com os produtos. “Eu não esperava tanta gente. Foi uma ótima oportunidade para encontrar e conversar com muitos de nossos clientes. Realmente, a visitação foi de alta qualidade.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), João Carlos Basilio, destacou que, por meio da in-cosmetics, as pequenas e médias empresas do setor tiveram acesso a matérias-primas inovadoras, que podem ser incorporadas aos produtos, criando novas formulações. Segundo ele, como mais de 65% dos estandes da in-cosmetics foram formados por empresas estrangeiras, haverá uma repercussão muito positiva do mercado internacional sobre o setor de HPPC do Brasil.