Mesmo diante de tantas adversidades impostas pela Covid-19, 2020 foi um ano de resultados positivos para a indústria brasileira de cuidados pessoais e beleza, que cresceu 5,8% em vendas no país, segundo levantamento da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

Novos hábitos surgidos com a pandemia

Fornecedora de matérias-primas para esse segmento, a companhia química brasileira Chemyunion, seguiu o movimento de alta. “Acompanhamos e superamos este crescimento da indústria de HPPC”, afirma a diretora de marketing Patricia Moreira. “Em 2020, houve aumento de aproximadamente 25% no faturamento (em USD). Portanto, apesar de muitos desafios, consideramos que 2020 foi excelente para os negócios da Chemyunion”.

Patricia Moreira é diretora de marketing da Chemyunion

Por conta de novos hábitos surgidos com a pandemia, ela revela que houve um maior interesse por certos tipos de ativos cosméticos. “Percebemos aumento na busca por ingredientes que protegem e cuidam da pele, evitando ressecamento comum devido ao uso constante de sanitizantes, e também por alternativas antimicrobianas eficazes e mais sustentáveis, uma vez que o cuidado com a limpeza das mãos foi o foco no mundo inteiro”.

Um dos lançamentos recentes do portfólio da Chemyunion também visa uma necessidade da era Covid: a Maskne – a acne causada pelo uso de máscaras de proteção individual. “O Miracne já estava no pipeline em desenvolvimento quando a pandemia chegou ao Brasil. Porém, o cenário da maskne com certeza acelerou e priorizou os nossos esforços de P&D, já que essa demanda de mercado se fez presente no dia a dia de todos”, diz a executiva.

O ativo multifuncional reduz os níveis de bactérias causadoras da acne (Cutibacterium acnes), alivia a vermelhidão associada às lesões inflamatórias e controla a produção de sebo. “Miracne pode auxiliar no tratamento de qualquer tipo de acne, adolescente, adulta e também nos quadros específicos de maskne”, explica Moreira.

Ela menciona outro segmento em que houve crescimento da procura por ingredientes no ano passado: cuidados capilares. Alinhada a essa tendência, a empresa lançou o ProShine, ativo de origem vegetal e biodegradável para entrega de brilho intenso e realce da cor em cabelos tingidos, descoloridos e naturais.

Podendo ser aplicado em xampus, condicionadores, máscaras e produtos de finalização, ele age nas estruturas da queratina da fibra capilar, formando um filme molecular uniforme com alto índice de refração. “Brilho é sinônimo de saúde e vitalidade para os cabelos, então quando o consumidor busca um cosmético para os cabelos, ele espera que o brilho seja um atributo”.

Centro de criação na Califórnia

Para 2021, a Chemyunion também espera bons frutos. Comemorando cinco anos da abertura de seu escritório nos EUA, a companhia acaba de inaugurar um centro de criação na Califórnia. “Estamos presentes no mercado norte-americano há mais de 15 anos por meio de parceria com distribuidores. Mas desde que começamos a operar no território com estrutura própria – que também inclui um depósito em Nova Jersey –, há cinco anos, nos estruturamos e investimos em uma equipe regional de especialistas para estreitar nosso relacionamento e acelerar ainda mais a estratégia comercial com os EUA e Canadá”, afirma a diretora de marketing.

Segundo ela, com o depósito próprio (1.524 m²), a empresa passou a ter mais eficiência na entrega dos produtos para clientes locais, além do controle total do processo de planejamento e logística. “Já o novo Centro de Criação, um laboratório de aplicação com área de 650m², permitirá a criação e o desenvolvimento de protótipos mais alinhados às necessidades do mercado global, entregando sensoriais e texturas que inspiram os clientes e prestando assistência técnica aos desafios de formulação”, finaliza.