Quando comparado com o mesmo período de 2019, o setor de HPPC obteve um crescimento de 5,8% em vendas ex-factory em 2020. De acordo com a ABIHPEC, diversos fatores impulsionaram esse desempenho. Um deles foi a intensificação dos hábitos de higiene para mitigar os riscos de contágio do coronavírus. O álcool em gel foi o destaque da ‘Cesta COVID-19 de Consumo’, com uma alta de 808%, seguido do lenço de papel (77%); toalha de papel multiuso (33,2%); sabonete líquido (22,3%); sabonete em barra (9,5%); e papel higiênico (12,7%).

Cuidados com a pele crescem de 21,9%

Outras categorias de produtos, também relacionadas aos hábitos de higiene que foram reforçados, como o banho, surpreenderam positivamente em performance, caso produtos de cuidados com a pele tanto para o corpo como para o rosto. De janeiro a dezembro de 2020, o segmento de cuidados com a pele teve alta de 21,9% (vendas ex-factory), quando comparado com o mesmo período de 2019, sendo que nesse segmento, todos os produtos cresceram acima de dois dígitos.

Os maiores destaques foram, para o rosto, as máscaras de tratamento faciais, que apresentaram 91% de crescimento e, para os produtos de cuidados com a pele do corpo os esfoliantes corporais, que apresentaram alta de 153,2%.

Desempenho de perfumaria surpreende fabricantes

O segmento de Perfumaria obteve um crescimento de 8,4% no ano de 2020 (janeiro a dezembro de 2020 - vendas ex-factory comparadas com o mesmo período do ano anterior).

Durante a pandemia, alguns obstáculos poderiam interferir na venda dos perfumes, uma vez que as lojas de perfumaria passaram muito tempo fechadas ou com restrições de funcionamento, no entanto, de acordo com a ABIHPEC, as empresas se reinventaram e investiram em canais de vendas alternativos, provando que é possível atrair compradores mesmo à distância. As possibilidades de fazer compras pelo e-commerce, de trocar experiências nas redes sociais e de interagir com as marcas virtualmente, garantiram o acesso dos consumidores aos itens de perfumaria.

Além disso, outro ponto de destaque que provocou o crescimento das vendas dos perfumes foi o aumento do interesse do brasileiro, pelos perfumes nacionais. Isso se deu não só por conta das restrições de viagens ao exterior, como também, em decorrência do aumento de preços para itens importados, consequência do aumento do dólar.

Tendências de autocuidado que se consolidaram em 2020

A intensificação dos hábitos de higiene pessoal também fez com que o consumidor brasileiro aumentasse a frequência de banhos e consequentemente, de lavagem dos cabelos.

De acordo com o Painel de Dados de Mercado da ABIHPEC, de janeiro a dezembro de 2020 na comparação com 2019, shampoos tiveram um crescimento de vendas (ex-factory) de 7,9%, condicionadores de 18,6% e produtos de tratamento capilar de 12,6%.

Recentemente, ABIHPEC anunciou que, após uma década deficitária, a balança comercial do setor brasileiro de HPPC registrou superávit de US$ 23.4 milhões em 2020.