Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Um futuro radioso para o setor de duty free e varejo de viagem

Os últimos resultados de estudos realizados pela TFWA (Tax Free World Association) confirmam que o setor de varejo de viagem e duty free tem um futuro radioso pela frente, contrastando com outros setores do comércio que continuam atravessando momentos difíceis no plano internacional. Os perfumes e cosméticos são as principais locomotivas desse crescimento mundial.

Segundo a agência de pesquisas Generation Research, especializada em varejo de viagem, o setor movimenta atualmente 62 bilhões de dólares e vem crescendo de forma regular nos últimos seis anos, apesar da retração observada em 2015. Os números do primeiro trimestre de 2016 revelam que as vendas retomaram uma trajetória ascendente. Globalmente, as vendas cresceram pouco menos de 1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Erik Juul-Mortensen, presidente da TFWA

Erik Juul-Mortensen, presidente da TFWA

Na região Ásia-Pacífico, que vem contribuindo consideravelmente para a expansão do setor nos últimos tempos, a alta das vendas alcançou 5%. A categoria de perfumes e cosméticos é o principal motor do crescimento mundial: no primeiro trimestre, as vendas mundiais deram um salto de 7,8%, enquanto as de vinhos e bebidas alcoólicas aumentaram 4%. Nos navios de cruzeiro, as vendas cresceram 6,5%, permanecendo estáveis nos aeroportos.

Para Erik Juul-Mortensen, presidente da TFWA, esses números convidam o setor a um otimismo prudente.

Explosão do tráfego aéreo

Se observarmos os indicadores globais dos setores de viagens e turismo, veremos que os prognósticos de crescimento parecem bem embasados. O tráfego aéreo deverá manter-se na pista do desenvolvimento, e a previsão é de que o número de passageiros continue alçando voos mais altos. Segundo o sindicato profissional Airports Council International, em 2035 o número de passageiros deverá atingir mais do dobro do nível registrado em 2015, passando de 7,2 bilhões a pouco mais de 19 bilhões. Isso representa 5% de crescimento anual composto.

O relatório da Organização Mundial do Turismo relativo a 2015 mostra que, no plano global, o número de turistas que viajaram para o exterior aumentou 4%, alcançando o nível recorde de 1,2 bilhão, ou seja, 50 milhões a mais que em 2014.

"A indústria só tem boas notícias a dar. Todos os indicadores levam a crer que temos razões de sobra para continuar otimistas", ressalta Erik Juul-Mortensen. "O setor é vasto e muito estimulante. Com uma taxa de crescimento que, durante muitos anos, foi motivo de inveja no comércio em geral, a indústria do duty free e do varejo de viagem representa uma mina de oportunidades".

Tradução: Maria Marques

Portfólio

© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Luxe Pack prepara sua segunda edição em Los Angeles e anuncia nova locação em Nova York

Luxe Pack prepara sua segunda edição em Los Angeles e anuncia nova locação em Nova York

Luxe Pack, a feira B2B dedicado a embalagens de luxo, retornará na Costa Oeste para uma segunda edição na Los Angeles em 27 e 28 de fevereiro de 2019. Como no ano passado, o evento será realizado em conjunto com a MakeUp em Los Angeles, a feira B2B de acessórios, tendências e formulação de produtos de maquiagem e cuidados com a pele. O (...)

+ informações
Palavra de especialista
O Brasil é a nova Coreia do cabelo?

Emmanuelle Bassmann
O Brasil é a nova Coreia do cabelo?

A Brasil International Beauty Fair é a maior feira comercial de beleza da América do Sul. A edição 2018 aconteceu em 08 -11 de setembro de 2018 em São Paulo, Brasil. Veja a seguir uma visão geral das principais tendências e destaques em inovação de produto. O Brasil sempre foi reconhecido por ser inovador no setor de beleza. (...)

+ informações

Seções