Tratamentos antifadiga

O mercado de cosméticos antifadiga deverá chegar à marca de US$ 25,1 milhões até 2031, de acordo com previsão de relatório do Fact.MR, empresa especializada em pesquisas de mercado. “Se há uma verdade no mercado de beleza é a de que os lançamentos e as tendências são rápidos em apontar soluções para problemas que estamos enfrentando no momento. O crescimento de produtos e tratamentos antifadiga é atribuído ao aumento dos níveis de estresse e fadiga, combinado com a falta de sono adequado, fatores que foram muito mais comuns durante os últimos anos. É cada vez mais frequente observar que as pessoas enfrentam essa situação de estresse e exaustão de maneira crônica e isso afeta a pele, dando um ar cansado e envelhecido, com alterações estéticas principalmente na região dos olhos (olheiras, bolsas e falta de hidratação e viço)”, explica a dermatologista Dra. Mônica Aribi, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Entre os produtos desenvolvidos para esse fim está o Be Shiny, direcionado à área dos olhos para reduzir a fadiga, o cansaço da pele e o próprio estresse que acomete essa região. “Dois ativos em especial fazem esse trabalho antifadiga: o lipossoma de coenzima Q10 e o Ácido Alfa Lipóico. Conseguem melhorar a energia dentro da mitocôndria celular e com isso restabelecer o equilíbrio”, explica Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle.

Tiktokização da beleza

Com mais de 1,5 bilhão de usuários mensais, o TikTok tornou-se um grande canal entre os jovens e os profissionais de saúde. A cada momento, novas trends surgem e são investigadas por médicos e especialistas que buscam confirmar ou corrigir as informações dos vídeos. E, apesar de algumas tendências não serem recomendadas, outras realmente funcionam. Por isso, antes de colocar em risco sua saúde, sua pele e seu cabelo, o melhor a fazer é investigar.

Um exemplo de trend ecente que faz bem é a #skinbarrierrepair, que já acumula mais de 150 milhões de visualizações em vídeos que reforçam o reparo da barreira da pele. O tópico, que virou discussão mundial na medida em que muitas pessoas perceberam irritações e inflamações constantes na pele, fez muitos dermatologistas vibrarem por finalmente demonstrar a importância do maior órgão do corpo humano: a pele. "Uma das funções da pele é de barreira, camada protetora do nosso corpo. Tecnicamente falando, essa camada protetora é chamada de estrato córneo, a camada mais externa da epiderme, que serve como um anteparo, evitando contaminações do meio externo com o interno. Mas muitos hábitos de vida, incluindo uso de produtos inadequados, má alimentação e estresse, interferem na barreira da pele, enfraquecendo as células e sua coesão, o que nos torna mais suscetíveis”, explica a dermatologista Dra. Cintia Guedes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Produtos de cuidados com a pele para combater o estresse

O “efeito estresse” é a condição de pele que mais cresce nas discussões das mídias sociais. “Em momentos de estresse e ansiedade, nosso organismo libera uma maior quantidade de cortisol, conhecido como hormônio do estresse, que promove um quadro inflamatório do tecido cutâneo, favorecendo assim o envelhecimento da pele com consequente surgimento de manchas, flacidez e rugas”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O estresse também pode interferir de maneira importante no nosso microbioma, um conjunto de boas bactérias presentes na nossa pele.

O Sérum Oral Senolítico da Biotec Dermocosméticos une as características dos séruns tópicos, como fórmula concentrada e transporte eficaz dos ativos, com as facilidades do uso oral para potencializar o tratamento contra os efeitos do estresse na pele. “O Sérum Oral Senolítico é formulado com Modulip GC e Glycoxil para combater a cascata de danos provocada pelo estresse crônico na pele, modulando a produção de cortisol e o processo de glicação”, explica a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos. “Disponível nas farmácias de manipulação, o sérum oral ainda pode ser combinado com séruns tópicos para potencializar o efeito de combate ao envelhecimento, com ativos como Telodormin, Hyaxel e Ascorbosilane C para tratar sinais da idade, aumentar a hidratação e iluminar a pele”, destaca a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gestora técnica da Biotec Dermocosméticos.

Skincare de alta cobertura para simular os filtros das redes

As discussões dos consumidores sobre cosméticos de alta e longa cobertura aumentaram. A ilusão de uma pele impecável era possível em vídeo com os filtros e iluminação certos, mas agora as pessoas estão tentando manter essa aparência na vida real. Uma das novidades é o Blur Mousse Multifuncional, da Be Belle, que oferece fotoproteção, com FPS 30 e PPD 10, ao mesmo tempo em que promove efeito blur através da dispersão da luz para disfarçar imperfeições, uniformizar o tom da pele, reduzir o brilho e promover um efeito aveludado, além de reidratar e restaurar o tecido cutâneo.

Versatilidade dos tratamentos

Imagine poder ter o mesmo resultado que você confia no rosto, no corpo e nas áreas íntimas. Esse é o grande trunfo da quarta geração de tecnologias de ultrassom ultrafocado. A novidade está disponível no procedimento Atria, que dispõe de ultrassom micro e macrofocado para tratar rosto (flacidez, contorno, arqueamento das sobrancelhas e estímulo de colágeno), corpo (gordura localizada em qualquer região, flacidez e celulite) e áreas íntimas (gordura localizada e flacidez). “O ultrassom ultrafocado é um tratamento coringa indicado para vários processos do envelhecimento e alterações estéticas corporais”, comenta o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O interesse pela sustentabilidade está aumentando

Os consumidores estão cada vez mais interessados nas mudanças climáticas e na sustentabilidade. A beleza limpa, ou Clean Beauty, por exemplo, é um conceito que vem ganhando popularidade já faz algum tempo e promete se tornar cada vez maior, com mais marcas criando produtos que se enquadram nessa categoria. De forma geral, é possível definir a Clean Beauty como um movimento de maior preocupação dos consumidores com a composição dos cosméticos, que devem se enquadrar em duas categorias: não conter ingredientes tóxicos, como parabenos e lauril sulfato de sódio, e listar todos os ingredientes em seu rótulo.

No mercado, é possível encontrar desodorantes que se adequam a essa tendência, como o desodorante mineral Verdan, da EHM, que é formulado com 99% de ingredientes naturais, não contendo alumínio, parabenos ou corantes sintéticos, para oferecer proteção desodorizante por 24 horas, evitando a transpiração e os maus odores sem deixar vestígios ou manchar a pele e a roupa.

Volta aos consultórios

O interesse em tratamentos de beleza DIY (Do It Yourself) atingiu o pico nos últimos anos, mas os pacientes perceberam que grandes resultados são conseguidos apenas em consultório.

Uma das novidades é a recuperação do glow da pele com a experiência HydraFacial, um procedimento precursor do inédito conceito de Beauty Health, que consiste em melhorar a aparência ao mesmo tempo em que promove uma restauração completa da pele para torná-la mais saudável e exuberante. “O HydraFacial promove melhora instantânea da qualidade da pele, auxiliando na uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, viço, maciez e brilho da pele graças à patenteada tecnologia Vortex-Fusion presente nas ponteiras, que possui um design espiral exclusivo capaz de gerar um efeito de vórtice que, combinado a tecnologia de sucção a vácuo do equipamento, consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes”, finaliza a dermatologista Dra. Mônica Aribi.