Em ritmo cada vez mais acelerado, as mudanças climáticas já fazem parte do dia a dia de todo cidadão. E, se por um lado, a indústria de beleza – tanto as marcas como os fornecedores – está se organizando para reduzir a pegada de carbono de suas atividades, por outro lado ela busca compreender as consequências práticas que o inelutável aumento da temperatura tem para o planeta. "O clima envolve muito mais do que a questão do desenvolvimento sustentável", afirma Pascale Brousse, fundadora da agência Trend Sourcing. "É importante observar como ele afeta a saúde e a pele, quais são as implicações para o setor de beleza e de que forma a indústria vai atender a essa problemática com produtos de cuidado da pele, maquiagem, perfumes etc.", continua ela.

Pascale Brousse, fundadora da agência Trend Sourcing

Uma nova geração de cosméticos contextualizados

O aquecimento global gera uma série de efeitos para o tecido cutâneo, fazendo surgir, segundo Pascale Brousse, um novo conceito de dermatologia estreitamente relacionado ao clima. "A humanidade estará sujeita a perturbações intensas. A pele sofrerá os efeitos de secas, enchentes, ondas de calor (agravadas pela umidade) e principalmente da poluição. Concretamente, as alergias são cada vez mais numerosas e as crises duram muito mais, pois as estações do ano são menos marcadas. Os dermatologistas têm constatado um aumento dos casos de dermatose, acne e afecções cutâneas provocadas pela poluição e pelos efeitos do clima. Isso vem acontecendo em várias regiões do planeta – Ásia, América do Sul, América do Norte e Europa", explica Pascale Brousse.

Uma exposição mais intensa à poluição e aos raios UV exacerba o envelhecimento cutâneo. Esses fatores acumulados exigem o desenvolvimento de novos produtos adaptados a esses problemas.

Diante desse cenário, a nova geração de cuidados da pele será, segundo ela, mais reativa ao ambiente. "A contextualização vai se desenvolver, atendendo a consumidores que serão mais receptivos. Já dispomos de alguns exemplos de Climate Tracking Cosmetics, como a edição limitada lançada pela marca Clinique, que funciona em associação com um aplicativo de previsão do tempo e de fatores ambientais. Outra marca também presente nesse campo é a Prose, que desenvolve um índice de qualidade do ar em parceria com uma empresa de tecnologia meteorológica".

"À imagem do que se faz no Japão, a termorregulação do corpo – um sinal de boa saúde e de vascularização adequada, conferindo à pele um melhor aspecto – vai se tornar um objetivo", continua ela.

Sinestesia em cosméticos

Outro fator importante é que o estresse climático afeta um número crescente de pessoas, gerando um interesse cada vez maior por rotinas de beleza holísticas que associam cuidados do corpo e da mente.

"Veremos um aumento da demanda por produtos que proporcionam uma experiência emocional, como certos perfumes que influenciam o estado de espírito de quem usa. A base do setor de cosméticos de amanhã será feita de fragrâncias, cores, sons e sensações destinados a criar sinestesias. As rotinas de beleza serão multidimensionais, associando cuidados para o corpo e para a mente. Os produtos e perfumes atuarão como verdadeiros terapeutas", promete Pascale Brousse.

Design ecológico, um valor incontornável

Por fim, a escassez de alguns ingredientes naturais provocada por condições meteorológicas extremas que prejudicam as colheitas pode obrigar a indústria a mudar certas práticas. Garantir o abastecimento, por exemplo, é uma questão que vem ganhando destaque. Quais serão os ingredientes de amanhã? Que matérias-primas naturais são mais resilientes? De que forma as plantações já estão sendo afetadas? A consultora dedicou um capítulo inteiro a mostrar como as marcas podem integrar o design ecológico e expandir o segmento de cuidados resilientes. A análise se debruça, em particular, sobre o abastecimento inteligente como resposta às mudanças climáticas (que hoje são uma realidade), principalmente com a ajuda da biotecnologia.

O clima está mudando, e a beleza vem se adaptando. Nesse novo estudo, Pascale Brousse traça um panorama de questões importantes e sugere diversas pistas para refletir sobre o futuro.