Fundada há quase quatro décadas, a Skala Cosméticos se tornou referência no Brasil com seus produtos acessíveis – e potões de cremes de 1kg – para o cuidado com os cabelos, especialmente crespos e cacheados. Detendo 50% do mercado brasileiro na categoria de creme de tratamento (ou seja, a cada dez unidades do produto vendidas no país, cinco são da marca), também está presente em mais de 40% dos lares brasileiros, segundo dados da Kantar.

Não é só no Brasil que a companhia tem conquistado espaços. Atualmente, exporta para mais de 40 países, incluindo destinos da América Latina, como Argentina e Bolívia, da Europa, como França e Inglaterra, da África, como Namíbia e Moçambique, e até da Oceania, chegando às Ilhas Fiji. Novos territórios são almejados. “Temos o desafio de tornar a Skala global”, afirma a diretora de exportação Keila Martins.

Em março, a empresa alcançou um importante marco em seu projeto de internacionalização, chegando aos EUA. A conquista se deu após viralizar no TikTok um vídeo sobre um produto da marca produzido pela influenciadora Joanna Salvador, peruana que já morou no Brasil e atualmente vive nos EUA.

Com o alto número de pedidos vindo do país desde então (apenas do item divulgado pela influenciadora foram dez contêineres até o mês de junho), a Skala estabeleceu distribuidores na Flórida, Nova Jersey e Nova York, que realizam vendas físicas e online, podendo atingir todo o continente norte-americano, segundo a marca.

Com EUA, exportações devem crescer 45% em 2023

Os EUA representam um mercado bastante amplo e diverso, não apenas pelo tamanho territorial, mas também por ser uma vitrine de tendências global, uma vez que é o maior mercado de beleza do mundo. Além disso, sabe-se que, embora haja uma cultura de cabelos crespos no país, existe uma pequena gama de produtos que atendam a este público com eficácia e bom custo-benefício e chegamos justamente para atender esse mercado”, diz Martins.

Com a chegada ao país, a Skala prevê que suas exportações – que atualmente representam 8% do total de suas vendas – cresçam 45% em 2023. “Para alcançar esse propósito, a empresa seguiu uma estratégia bastante alinhada e com a conquista dos EUA, já atingimos 55% da meta de avanço estipulada”, aponta a executiva.

Colômbia, Panamá e Portugal são os principais destinos de exportação da Skala. “Colômbia e Panamá são dois países em que as mulheres se preocupam muito com o visual e autoestima, além de possuírem um grande público para cabelos cacheados e crespos. Já em Portugal, temos o reforço da comunidade brasileira, que não vive sem Skala”, explica a diretora de exportação.

Mercado mexicano é cobiçado pela empresa

Dos países em que ainda não atua, a companhia volta sua atenção para o México. “Temos um forte desejo de exportar para o México. O país ocupa o 12º lugar entre as maiores economias do mundo e tem um público consumidor bastante amplo e com necessidade de produtos para cabelos cacheados e crespos, sem contar a sua proximidade com o mercado dos EUA”, explica Martins.

Ela fala que ser uma marca do Brasil, um dos países com maior variedade de cabelos catalogados e com consumidores de haircare experientes e exigentes, facilita a inserção da marca em mercados internacionais. “Com diversidade de cabelos no Brasil, sentimos estar muito bem-preparados para possíveis variações que venhamos a encontrar mundo a fora”.