Com salões de beleza fechados em todo o Brasil em boa parte de 2020 – cenário que se repete neste início de 2021 –, as usuárias de colorações capilares se viram diante de duas opções: adotar o visual natural, muitas vezes assumindo os temidos fios brancos, ou então aderir à onda do DIY (do-it-yourself), o “faça você mesmo”. As que decidiram “colocar a mão na massa”, pintando os próprios cabelos em casa, colaboraram para movimentar o segmento de colorações não profissionais no país.

Crescemos 15% em relação a 2019 no mercado brasileiro de coloração”, afirma Clelia Angelon, CEO da Surya Brasil. O resultado foi bem acima dos 3% que a empresa divulgou ao Brazil Beauty News no mês junho, ainda no início da pandemia no país. Com 25 anos de mercado, a marca nacional de cosméticos naturais e veganos tem como carro-chefe de seu portfólio a henna, uma coloração natural e semipermanente, que pode oferecer mais segurança para quem está colorindo os fios por conta própria.

Clélia Angelon é fundadora e CEO da Surya Brasil

Clélia Angelon é fundadora e CEO da Surya Brasil

Nossa henna em creme é fácil de aplicar, vem pronta para uso, não possui odor desagradável e tem 93,61% de ingredientes de origem natural, sendo compatível com qualquer cabelo quimicamente tratado (com alisamento, relaxamento, escova progressiva, e outros). Ela é capaz cobrir os fios brancos na primeira aplicação e condiciona enquanto colore. Já a henna pó é 100% natural e vegetal. Ela colore e trata os cabelos, proporcionando brilho intenso e formando uma película protetora ao redor dos fios”, diz a fundadora da marca.

Além das hennas e acessórios para coloração, seu catálogo destaca itens para os cuidados com os cabelos: xampus, condicionadores, máscaras de tratamento e finalizadores. Assim como muitas marcas de cosméticos, a Surya Brasil lançou recentemente seu próprio álcool em gel e máscaras de tecido para a prevenção da Covid-19.

O canal farma, que não teve os serviços interrompidos no país em nenhum momento da pandemia, foi o setor em que a Surya Brasil mais cresceu no ano passado: 27% em comparação com 2019. Mas Angelon também aponta vendas maiores em supermercados e no e-commerce, especialmente de drogarias e perfumarias.

Apesar de 2020 ter sido muito desafiador para o empresário brasileiro, para a Surya Brasil foi um momento muito enriquecedor. Investimos em tecnologia digital e em nossa equipe e fomos surpreendidos com a grande procura por produtos Surya Brasil por distribuidores nacionais e internacionais”, ela revela.

Presente em mais de 40 países, a empresa chegou à África no ano passado, atendendo países como Congo, Quênia e África do Sul. “O potencial de vendas da Surya Brasil no continente africano é muito promissor. As nossas formulações são ideais para o cabelo afro, que, em geral, é delicado e fino”, diz a CEO.

Outros mercados em que a marca estreou em 2020 foram Índia, Colômbia e Costa Rica. “Tivemos também um crescimento nos países onde já estamos presentes”, celebra Angelon. Para 2021, ela revela que mira em novos países africanos e também trabalha para conquistar mais espaço no território asiático.

Além da expansão no comércio exterior, a empresária diz que foca no fortalecimento da marca no mercado nacional, especialmente dentro dos canais farma, alimentar e digital. A Surya Brasil prevê um aumento de 20% em suas vendas neste ano. “Sempre acreditamos que desafios e obstáculos são oportunidades de crescimento pessoal e coletivo”, encerra.