São chamados de superalimentos alguns tipos de frutas, vegetais, grãos, especiarias e outros produtos de alta densidade nutritiva e que apresentam grandes quantidades de vitaminas, minerais, proteínas, fibras e antioxidantes. Importantes para a manutenção da saúde do organismo, eles também vêm sendo utilizados para pontencializar fórmulas cosméticas e, com apelo natural, atraem cada vez mais consumidores.

Abacate e azeite de oliva

A Mustela, marca de origem francesa de cuidados pessoais para toda a família, tem o abacate como matéria-prima há mais de 30 anos. “Os benefícios do abacate são explorados há muito tempo. Ele é rico em ingredientes biomiméticos e nos possibilita extrair seis diferentes ativos para o cuidado da pele”, afirma a gerente de marketing e responsabilidade socioambiental Marilla Mesquita.

No novo Bálsamo Multifuncional, um hidratante para áreas ressecadas do corpo e rosto, a marca utiliza abacate orgânico e o aproveita em sua totalidade: polpa, caroço e casca. “O abacate é fatiado, seco e prensado a frio. Então extraímos o óleo virgem, os açúcares e os polifenóis. Juntos, esses ingredientes têm ação suavizante, nutritiva, hidratante, calmante, antioxidante e de proteção”, diz Mesquita.

Ela conta que o produto também tem caráter sustentável. “Nossos abacates orgânicos são cultivados no Peru e vêm de uma economia circular. Recuperamos frutos que seriam descartados da indústria alimentar, por terem um pequeno amassado ou machucado na casca, e os transformamos em riquíssimos princípios ativos”.

Outro superalimento que está no portfólio da Mustela é o azeite de oliva, que aparece na formulação da linha BIO. “Selecionamos o azeite de oliva orgânico de Nîmes, no sul da França. Rico em ômegas 6 e 9, ele tem propriedades nutritivas e vem de redes de fornecimento sustentáveis”, fala Mesquita.

O azeite de oliva, mas de origem brasileira, também é matéria-prima em todos os produtos da nova Terroir Beauty. “A escolha de utilizar o puro óleo de oliva se deu primeiro por conta dos seus benefícios já conhecidos. Ele é rico em vitaminas A, D e E, tem polifenóis e age como um poderosos anti-inflamatório”, afirma a dermatologista Luciane Scattone, que atuou como consultora para o desenvolvimento dos produtos.

Ela conta que, nas pesquisas realizadas pela marca, observaram que o azeite é bastante utilizado na Europa, tanto em pele e cabelos, como em tratamentos oferecidos em spas. “Percebemos uma lacuna no mercado nacional. Não havia nada sendo produzido em larga escala por aqui. Então resolvemos apostar no uso do puro óleo de oliva e, para enriquecer mais as fórmulas, utilizamos outros ativos de última geração, como o ácido hialurônico, resveratrol e a vitamina C”, diz a médica.

Baobab e hibiscus

A Merck, mais antiga empresa químico-farmacêutica do mundo, também aderiu a esse movimento, lançando dois ativos a partir de superalimentos. “Estamos sempre atentos às últimas novidades e tendências do mercado e, nesse movimento, identificamos que superalimentos são produtos com alta eficácia e um storytelling bem interessante de busca pelo bem-estar”, afirma Thalita de Jesus, gerente de marketing estratégico para cosméticos nas Américas.

O RonaCare Baobab é produzido com o fruto do baobá, árvore de origem africana conhecida como a “árvore da vida”. São colhidos por comunidades locais apenas frutos maduros que caem das árvores, vindo principalmente de Gana, Zimbábue e Zâmbia. Já o RonaCare Hibiscus tem como matéria-prima a flor de hibisco, coletada no Egito e na Nigéria, de forma sustentável e ética, segundo a gerente.

Os dois produtos foram criados para proporcionar nutrição intensiva à pele. “O RonaCare Baobab, por ser rico em açúcares, saponinas e compostos fenólicos, atua de forma a promover uma forte proteção do colágeno e elastina, além de acalmar a pele. O RonaCare Hibiscus é composto de antocianinas, que oferecem efeito antioxidante potente, além de aumentar a vitalidade da pele”, explica Jesus.

Outra marca que tem um superalimento em destaque na composição de seus produtos é O Boticário. Toda a linha Nativa SPA Orgânico é formulada com óleo de quinoa dourada, que foi desenvolvido pelos laboratórios do Grupo Boticário. A Ricca também tem em seu portfólio diversos itens de cuidados faciais e capilares que utilizam mirtilo, coco, goji berry e chá verde, entre outros superalimentos.