O Brasil é o quinto maior consumidor mundial de maquiagens, com US$ 2.6 bilhões em vendas, segundo levantamento da Euromonitor em 2017. A mulher brasileira gosta de se maquiar, mas procura cada vez mais alternativas práticas, que se encaixem no ritual diário de beleza.

Simplificar a rotina é o conceito da vez”, diz Juliana Barros, diretora executiva de marketing da Avon. “Existe uma busca crescente por produtos que entreguem praticidade e, no segmento de batons, por versões que não necessitem de reaplicação ao longo do dia”. Líder em maquiagem no Brasil, a empresa lançou há poucos meses o batom líquido Power Stay, que promete até 16 horas de duração nos lábios, com cor intacta e sem borrões.

Juliana Barros, diretora executiva de marketing da Avon

Juliana Barros, diretora executiva de marketing da Avon

Para promover o produto, a Avon escolheu a jogadora de futebol Marta Silva. Eleita a melhor do mundo por seis vezes, a atleta entrou em campo durante o último Mundial de Futebol Feminino usando a novidade da marca. “O objetivo é mostrar que assim como a Marta veio para ficar, o batom Power Stay acompanha a mulher em todas as ocasiões, do início ao final de seu dia”, diz Barros.

Uma das vencedoras do último Prêmio Avon de Maquiagem, Savana Sá ressalta que a tecnologia contida na composição de batons de alta durabilidade é uma grande aliada na hora da maquiagem. “Eles permitem a uma mulher ir a um evento, conversar, beber e até comer sem se preocupar com o produto nos lábios”.

Outras empresas no Brasil têm apostado neste nicho. A Natura, que reformulou recentemente a sua linha de maquiagens Una, apresentou o Batom Matte Intransferível, que garante 12 horas de duração, sem manchas ou possíveis borrões. Já a Eudora lançou a linha Glam Matte Tint. Os batons líquidos ultrapigmentados e com acabamento matte são os “únicos no mercado nacional que oferecem 18 horas de fixação”, segundo informações da marca pertencente ao Grupo Boticário.

Além de formulados com ingredientes que criam uma espécie de filme resistente à agua sobre os lábios, os batons de longa duração têm pigmentos que aderem melhor à boca, de acordo com Thalita Jesus, gerente de vendas de cosméticos da Merck. Ela destaca no portfólio da multinacional do ramo cosmético e farmacêutico a linha Ronastar® Allure, com pigmentos de toque aveludado e de alta durabilidade.

Jesus chama a atenção para outro fator. “É importante considerar que o clima quente do Brasil é propício ao ‘derretimento’ da make. Por isso, acredito que o conceito à prova d’água tem muito potencial em nosso Mercado”.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apontou os itens impermeáveis preferidos pelas consumidoras no Brasil: batons (53%), rímeis (44%) e corretivos, bases e pós faciais (34%).

Produtos à prova d’água costumam ter uma maior durabilidade e isso têm agradado boa parcela das consumidoras que preferem essa característica”, afirma Juliana Barros. Ela comenta que a divisão de maquiagens da Avon acaba de realizar mudanças em todo o seu portfólio e entre os últimos lançamentos, está a base à prova d’água Color Trend Matte Real. Para divulgar o novo produto, a marca convidou influenciadoras digitais para pedalarem, mostrando que mesmo suadas, mantinham a maquiagem.

Com a tendência da busca pela pele perfeita, muitas mulheres usam maquiagem para ir à praia, ir para a academia. A maquiagem tem que durar na pele e por esse motivo, um produto à prova d’água é, sem dúvida, um diferencial”, finaliza Jesus.