Até pouco tempo atrás, a categoria de cuidados íntimos no Brasil se resumia apenas à oferta de produtos de higiene, especialmente os sabonetes específicos para a região. Eles continuam em alta, como mostra a recém-lançada linha da Monange, que entra no segmento por meio de uma parceria com a Lucretin, especialista no ramo desde 2005. Ambas integram o Grupo Coty.

A entrada da Monange na categoria de sabonetes íntimos representa um movimento natural após quase 60 anos dedicados aos cuidados e à beleza da mulher brasileira. Percebemos um crescimento significativo na conscientização sobre saúde e bem-estar íntimo feminino, com mulheres cada vez mais informadas e interessadas em produtos que respeitem essa região, identificando assim uma oportunidade de complementar nossa oferta de produtos e acompanhar esse público em todos os momentos de sua rotina de beleza e bem-estar”, afirma Regiane Bueno, vice-presidente de marketing da Coty Brasil e LatAm.

A Feel, marca de bem-estar feminino criada em 2020, também ampliou seu portfólio de higiene íntima recentemente. “O Sabonete Íntimo sem perfume foi desenvolvido em 2021 e se tornou um best-seller. Mas percebemos que algumas mulheres sentiam falta de uma experiência olfativa, já que fragrância é importante para a brasileira. Passamos um ano desenvolvendo uma nova fórmula que mantivesse nossa base natural, mas trouxesse frescor. Daí nasceu o Sabonete Íntimo Fresh, com blend de óleos essenciais, como alecrim e hortelã, que oferece uma sensação revigorante e fragrância suave, sem comprometer a segurança e eficácia”, diz a Marina Ratton, CEO e co-fundadora.

Desenvolvimento de novos produtos na categoria

Ela ressalva que a Feel vai além da higiene, comercializando produtos íntimos como o Lubrificante hidratante e o Óleo Calmante. “Por muito tempo, o cuidado íntimo feminino foi limitado ao ‘lavar’. Mas conforme a sociedade evolui, temas como menopausa, dor na relação sexual e saúde vulvar passam a ser discutidos com mais abertura. E à medida em que a mulher conhece o próprio corpo, ela exige mais, passando a não aceitar mais desconfortos como algo ‘normal’. Essa consciência impulsiona o surgimento de novos produtos.

A Avozon, focada em dermocosméticos naturais à base de óleo de avocado ozonizado, também inovou na categoria. “Já tínhamos a Espuma de Higiene Íntima, que faz grande sucesso, e apresentamos agora ao mercado o Sérum Clareador Íntimo e o Gloss Firmador Íntimo, desenvolvidos ao longo de dois anos de pesquisa. Cuidados íntimos representa uma das linhas de maior potencial de crescimento para a marca e projetamos que, até o final de 2025, essa linha represente cerca de 30% do nosso faturamento”, afirma a sócia-diretora Ana Carolina Colturato.

“Pepecare” ganha espaço cada vez mais relevante no mercado brasileiro

Ela fala que essa evolução do segmento reflete uma mudança cultural, com mulheres se permitindo olhar para si com mais naturalidade e liberdade. “O termo ‘pepecare’ (cuidado com a ‘pepeca’) traduz esse novo momento leve, consciente e com foco em saúde e bem-estar. Esse movimento não é só uma tendência de mercado, ele veio para ficar e tende a ocupar um espaço cada vez mais relevante no mercado brasileiro.

Ratton confessa não gostar muito do termo “pepecare”. “Ele facilita o entendimento e pode atrair atenção, mas perpetua o tabu. É preciso coragem para nomear corretamente nosso corpo: vulva, vagina, clitóris e não ‘pepeca’. Isso pode ser um problema sério, inclusive para a educação sexual. Mas estamos falando de um mercado que já é grande e vai crescer muito mais. O segmento de cuidados íntimos está só começando no Brasil.