O Rootness Awake é o mais recente fruto da parceria entre a Clariant e a startup francesa Plant Advanced Technologies (PAT), que criou uma técnica exclusiva baseada na cultura botânica denominada aeroponia. O objetivo é estimular os vegetais para que produzam grandes quantidades de moléculas interessantes, por exemplo para a indústria de cosméticos.

Raízes de batata-doce cultivadas por método sustentável

O Rootness Awake é um extrato rico em compostos anti-inflamatórios obtidos a partir de raízes de Ipomoea batatas (batata-doce) cultivada de forma sustentável.

Com base na tecnologia desenvolvida e patenteada pela PAT, as raízes cultivadas fora do solo são submetidas a um ligeiro processo de exsudação. Dessa maneira, as raízes vivas liberam compostos fitoquímicos em altas concentrações.

No caso do Rootness Awake, os compostos que as empresas desejavam extrair eram DCQE (Dicaffeoylquinate esters), moléculas com intensa ação antioxidante e anti-inflamatória, mas quase impossíveis de se obter por outro método.

Contorno dos olhos

Eficaz para reduzir a pigmentação cutânea, o Rootness Awake confere mais firmeza à pele, contribuindo para revitalizar e rejuvenescer o contorno dos olhos. Os efeitos do novo ingrediente ativo são direcionados para vários aspectos fisiológicos: diminuir a liberação de mediadores inflamatórios, reduzir a rede microvascular e reforçar a espessura, a integridade e a firmeza da pele. A sinergia entre esses elementos contribui para atenuar a pigmentação e o edema (acumulação de líquido) sob os olhos.

A ação do extrato foi comprovada por testes, tanto in vitro como ex vivo, bem como por ensaios clínicos. Segundo a Clariant, os ensaios foram realizados durante mais de 28 dias com mulheres na faixa etária de 18 a 35 anos, todas apresentando marcas acentuadas de cansaço. A partir do sétimo dia de utilização do Rootness Awake, houve uma nítida suavização das linhas, atenuação visível das olheiras, diminuição das bolsas sob os olhos e tonificação do tecido da região em torno dos olhos. O resultado é que o olhar ganhou uma aparência globalmente mais jovem.

O novo ingrediente ativo amplia a linha Premium da Clariant, da qual fazem parte o Prenylium e o Rootness Energize, lançados em 2020.