Nas prestigiosas instalações do histórico fabricante de perfumes Charabot, situadas nas colinas de Grasse, cinco jovens empresas escolhidas após um processo de seletivo participarão do projeto de aceleração Villa Blu, que oferece, durante dois anos, um programa de acompanhamento intensivo a cada seis meses.

"O projeto Villa Blu objetiva acolher tudo o que se relacione com a inovação no desenvolvimento de soluções naturais, no sentido mais amplo", declara Olivier Maubert, dirigente da Robertet e presidente do Villa Blu. "Na Robertet, o termo ’natural’ não se aplica somente à origem dos ingredientes que produzimos. Precisamos expandir esse conceito a todo o ecossistema".

Cada grupo de cinco startups residentes receberá orientação de especialistas da Robertet ou de empresas parceiras, a fim de identificar os pontos fracos e analisar questões como a definição do produto, sua qualidade, a compreensão do mercado, a estrutura da empresa, a obtenção de financiamento, etc.

"As startups hoje em dia demonstram uma capacidade de inovação cada vez maior, mas nem sempre contam com o suporte necessário que uma grande empresa como a nossa pode oferecer. A expertise em matéria de soluções naturais requer muitos investimentos, estudos analíticos, processos e conhecimentos, e é tudo isso que vamos oferecer a elas como fatores de aceleração", continua o dirigente.

Celeiro de soluções naturais

As jovens empresas contempladas são originárias dos quatro cantos do planeta e atuam nas fases iniciais ou nas fases finais do desenvolvimento de soluções naturais, com destaque especial para a valorização de produtos ou subprodutos. Elas interagem com todos os setores de atividade, indo além das fronteiras dos segmentos de perfumes e cosméticos.

"A Robertet atua na obtenção da matéria-prima, na extração e na oferta. Hoje, consideramos que nosso campo de competências precisa ser ampliado para nos mantermos na liderança do setor de soluções naturais. A noção de valorização é extremamente importante e vai muito além dos elementos que estão em relação direta com a empresa", afirma Olivier Maubert.

Ao final desse primeiro programa, as empresas selecionadas podem optar por receber acompanhamento por mais 18 meses e, em contrapartida, cedem à Robertet uma participação de 7% no capital, mas recebem também uma contribuição financeira no valor de 100 mil euros.

"O objetivo não é assumir o controle das startups. Respeitamos a independência dessas empresas e queremos que elas permaneçam livres. Acima de tudo, nosso papel é ajudá-las", ressalta Olivier Maubert.

Com o ambicioso projeto Villa Blu, o que a Robertet deseja na verdade é dar o pontapé inicial para uma iniciativa que, com o tempo, reúna instâncias locais, estruturas de ensino e outros parceiros preocupados com o ecossistema.

"Refletir sobre soluções naturais não significa simplesmente falar sobre a origem dos ingredientes. Hoje, esse conceito se refere a um ecossistema muito mais extenso. Estamos lançando o projeto Villa Blu com muita confiança e entusiasmo porque constatamos que a sociedade está em plena transformação. Com a legitimidade da Robertet à frente do projeto e pelo fato de ser desenvolvido na cidade de Grasse, o Villa Blu pode se tornar um ponto de partida para uma comunidade mais extensa, capaz de congregar todo o novo ecossistema da sustentabilidade", conclui o dirigente.