A unidade foi instalada em Barueri, cidade da região metropolitana de São Paulo onde a companhia já está estabelecida desde os anos 1980, e passa agora a reunir no mesmo endereço suas divisões de fragrâncias e aromas. “Com esta nova planta, nós damos início a uma nova era da Robertet no Brasil, com uma estrutura diferenciada e muito competitiva, trazendo todo o expertise da matriz francesa para os clientes brasileiros”, afirma o diretor geral Francisco Marques.

Com o empreendimento em operação, a empresa tem a possibilidade de triplicar sua capacidade produtiva e de armazenagem no país. “A unidade incorporou inovações tecnológicas que permitiram aumentar nossa produtividade para assim acompanharmos a demanda de crescimento da indústria”, diz Marques. “Agregamos também processos mais modernos para atender às questões ambientais, como tratamento de resíduos e reutilização de água pluvial, e conseguimos ainda proporcionar aos nossos colaboradores um ambiente de trabalho mais seguro e confortável”, acrescenta.

Francisco Marques é diretor geral da Robertet no Brasil

Para implantar as novas instalações e realizar as atualizações tecnológicas, a companhia investiu R$ 48 milhões, de acordo com seu diretor. “Focando em médio e longo prazo, esse valor demonstra a importância do Brasil para o Grupo Robertet”, aponta o executivo.

De acordo com ele, o mercado brasileiro é muito promissor e tem um grande potencial tanto para o segmento de fragrâncias quanto de aromas. “O Grupo Robertet opera na Europa, América do Norte e Ásia e não poderia deixar de estar no Brasil, a 8ª economia mundial”, afirma. O diretor também destaca a capacidade da subsidiária brasileira responder à tendência que cresce em todo mundo e está cada vez mais presente no país: a procura por insumos naturais para a produção de perfumaria.

De acordo com os últimos dados divulgados pelo grupo, a operação brasileira cresceu 58% em 2016 e registrou aumento de 43% no primeiro semestre de 2017, com destaque para a categoria de perfumaria fina. Sem citar números, Marques fala que o desempenho da Robertet em 2019 “foi muito bom”, mesmo considerando o pequeno crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. “Ampliamos nossa participação no mercado com muitos projetos ganhos e com a expansão da carteira de clientes”, afirma o diretor geral. A divisão de perfumaria segue como a mais representativa da empresa no Brasil, que tem entre seus clientes companhias de cosméticos como a Avon, Embelleza, Hinode e L’Oréal.

A cerimônia de inauguração da nova planta se deu cerca de duas semanas antes do início da quarentena implementada no estado de São Paulo em virtude da pandemia da Covid-19 no país. Apesar de se mostrar preocupado com os impactos gerados com o período de isolamento social, Marques diz que trabalham para minimizar os prejuízos.

Esta crise afeta não só o Brasil, mas toda a economia mundial. É difícil prever sua intensidade e por quanto tempo ela vai durar”, pondera o executivo. “Nós estamos buscando reduzir ao máximo estes impactos, tomando todas as medidas possíveis para diminuir riscos e preservar a saúde de nossos colaboradores, sem deixar de atender nossos clientes, para que eles possam manter suas produções ativas”, finaliza.