Ao longo do ano, houve um incontestável aumento do uso de telas para trabalhar, fazer compras ou até participar de reuniões sociais. Essa exposição exacerbada à luz azul é nociva para a pele e para os olhos. Um estudo realizado pela Unilever revelou os danos causados ao tecido cutâneo: 30 horas de exposição à luz azul emitida pela tela de um smartphone ou de um laptop pode aumentar em até 40% o nível de inflamação das células epidérmicas. Um risco que não deve ser ignorado, haja vista a crescente generalização do hábito de passar horas a fio diante desse tipo de aparelho.

Nos Estados Unidos, 67% dos consumidores pensam que os encontros virtuais por meio de plataformas de vídeo continuarão a ser organizados como forma de manter os vínculos sociais, mesmo após o fim do distanciamento imposto pela pandemia. Esse é o tipo de informação capaz de estimular a inovação no setor de cosméticos.

Com ação hidratante, desintoxicante e descongestionante, o óleo corporal Truly Blueberry Kush CBD Body Oil atua também como um escudo natural contra a luz azul, reforçando a função de barreira cutânea. Outro destaque é um tratamento desenvolvido pelo Dr. Nassif. Trata-se de um creme anti-idade que tonifica a pele do pescoço, com ação direcionada para as rugas provocadas pelo uso diário e contínuo de smartphones ou laptops.

Proteção contra riscos externos

Diante da crise sanitária, os consumidores buscam também maior proteção contra bactérias e partículas presentes no ambiente externo. Essa demanda provavelmente vai se manter — ou até crescer — mesmo depois que as medidas de isolamento forem relaxadas.

A proteção contra a poluição continua na lista das preocupações atuais, apesar da curta trégua proporcionada pela quarentena.

Segundo a Mintel, 42% dos ingleses se dizem preocupados com o nível de poluição atmosférica à qual estão expostos. Não por acaso, em 2020 a maioria (56%) dos lançamentos com proteção contra a poluição eram destinados aos cuidados faciais, enquanto apenas 11% se referiam à categoria de cuidados do corpo e 8%, à de protetores solares — dois segmentos em que, considerando uma dimensão holística, a demanda dos consumidores por proteção contra a poluição é igualmente alta.

Protetores solares reforçados

Os cuidados da pele que oferecem também proteção contra os raios UV são um diferencial importante em muitas regiões e constituem boa parte dos lançamentos (46% entre outubro de 2019 e setembro de 2020). No entanto, para os consumidores que permaneceram muito tempo em casa em razão das medidas sanitárias, a Mintel recomenda atualmente o uso de produtos solares inovadores que reúnam, por um lado, os benefícios dos produtos cosméticos ou de cuidados da pele e, por outro lado, a função inicial de proteção contra os efeitos do sol.

A Fenty Beauty, por exemplo, acaba de lançar o Hydra Vizor, protetor solar de amplo espectro que contém niacinamida e ácido hialurônico, somando proteção e beleza.