A poluição, mais uma vez, foi um dos temas de destaque nos lançamentos apresentados pelos fornecedores de ingredientes. Os fabricantes optaram por uma abordagem global dessa problemática, que afeta todas as regiões do planeta. A Greentech, por exemplo, apresentou o Urbalys, princípio ativo antipoluição com efeito 360°, que age protegendo as vias celulares. Já a Clariant adotou uma abordagem diferente com seu Eosidin, que foca especificamente na poluição em ambientes internos. O conceito de exposoma, que leva em conta todos os poluentes e as agressões aos quais o indivíduo está exposto desde o nascimento, foi a base do trabalho da ID bio (que lançou os ativos Cell’intact e Osmo’city) e da Symrise (que levou para o salão seu produto Symbright). A Lipoid, com seu HerbaShield URB, reuniu em um mesmo ingrediente os efeitos antipoluição e detoxificação. Para resumir, a oferta apresentada no salão foi ampla e variada, e algumas inovações poderiam perfeitamente ser usadas por sua ação anti-idade ou anti-inflamatória.

Outro campo que gerou muitas inovações apresentadas no salão foram os substitutos para matérias-primas que, por diversas razões, têm sido alvo de críticas. Foi o caso, por exemplo, das esferas de polietileno, cuja proibição vem estimulando o lançamento de produtos alternativos. Nesse segmento, um dos destaques foi a solução proposta pela empresa Lamotte e distribuída pela Lavollée. O produto, à base de rícino hidrogenado, é comercializado com o nome de Rizipearl. Vale também ressaltar os Bio-glitters, da Ronald Britton, desenvolvidos a partir de uma película biodegradável com certificação para compostagem.

As equipes de marketing das empresas presentes no salão mais uma vez deram provas de sua imensa criatividade na apresentação de conceitos de formulação, conduzindo os visitantes a uma viagem por universos variados, geralmente marcados por experiências sensoriais e prazerosas. A Seppic, por exemplo, inspirou-se na arte da pintura e estabeleceu um paralelo entre os diversos movimentos artísticos e as inovadoras fórmulas cosméticas lançadas pela empresa, algumas das quais exploram a transformação e a associação de cores e texturas. Já a DSM, com o conceito "Dare to Change your Hair", lançou a proposta de deixar os cachos se movimentarem livremente, com o uso de produtos capilares adaptados, ao invés de tentar discipliná-los. A Naturex apresentou fórmulas à base de ingredientes de origem agroalimentar, dando um toque gourmand a seus produtos. A Aldivia lançou um kit 3 em 1 que permite personalizar um mist com princípios ativos inteligentes que reagem às necessidades do momento presente: a emulsão se forma sobre a pele, ao contato do mist e do sérum. Derrubando fronteiras bem estabelecidas na indústria de cosméticos, a Univar apresentou produtos polifuncionais, como um gloss que pode ser usado também como sombra para os olhos. Em meio a tantas novidades, os homens não foram esquecidos: a Thor lançou, especialmente para eles, uma rotina de beleza para usar no dia a dia.

A próxima edição do salão in-cosmetics Global será realizada em Amsterdã, de 17 a 19 de abril de 2018.