Renata Chaim, sócia e diretora de marketing da Pink Cheeks

Nos Estados Unidos, as mulheres representam 56% dos corredores do país em provas de rua com distâncias variadas. Em meias-maratonas, elas já são 60% dos que cruzam a linha de chegada e 42% dos que vencem os 42 km de uma maratona, de acordo com o site Running USA. No Brasil, os números são mais tímidos. Segundo dados da Associação de Treinadores de Corrida (ATC), em São Paulo, 23% dos corredores de meias-maratonas são mulheres, que representam apenas 15% dos que completam uma maratona. Contudo, em distâncias menores, a participação de brasileiras vem crescendo mais: 23% de 2011 para 2012, contra 12% do público masculino neste mesmo período.

Corina Godoy, farmacêutica, Gisele Violin, administradora de empresas, e Renata Chaim, publicitária, fazem parte desta estatística. Elas se reuniam para correr na cidade de Leme, no interior de São Paulo, e sentiam na pele os efeitos do sol forte, comum na região. Corina começou então a desenvolver produtos para proteção. “Assim surgiu o filtro solar, o antiassaduras e diversos outros produtos. Começamos a inventar os nomes, os rótulos, o conceito da marca, e resolvemos investir de forma maciça na nossa ideia”, diz Renata.

A Pink Cheeks foi criada em 2012, sendo a primeira empresa brasileira de cosméticos voltados para atletas. “Tivemos uma grande surpresa quando percebemos que nossos produtos, que eram tão úteis para nós mesmas, estavam tendo grande aceitação”, afirma Chaim. “Nosso filtro solar facial não escorre nos olhos durante a corrida, não derrete, não sai na água, sendo um dos únicos filtros que resistem a uma maratona ou uma prova de triátlon sem a necessidade de reaplicação. Temos um leave-in para não embaraçar os cabelos durante a corrida ou provas de ciclismo. Assim são todos os nossos produtos: sempre com algum benefício para suprir uma necessidade específica das atletas”, complementa.

No portfólio da marca, além do filtro solar – facial em bastão – e o leave-in para os cabelos, estão itens como creme para o alívio dos pés e pernas, spray antiassaduras para parte interna da coxa, creme antiassaduras para a região íntima, sabonete esfoliante que ajuda na remoção do protetor solar e dá sensação refrescante, mousse de limpeza facial de uso diário, leite hidratante corporal para peles que sofrem com excesso de sol, cloro e sal, além de gloss hidratante para lábios com cor e proteção solar.

A proposta inicial das sócias e atletas de coração era disponibilizar os produtos apenas pelo e-commerce da Pink Cheeks. Mas com o desenvolvimento do negócio, surgiu a oportunidade de trabalhar com vendas diretas por meio de consultoras. “Tivemos procura e então decidimos estabelecer a venda direta como uma opção oficial. Hoje é um ótimo canal de vendas, que ainda precisa ser aprimorado e desenvolvido, mas que já faz parte do nosso DNA”, diz Chaim, responsável pelo marketing da empresa, que também comercializa seus cosméticos em provas de corridas e eventos esportivos.

Desde 2012, a Pink Cheeks vem apresentando um crescimento de cerca de 40% ao ano e a expectativa é de faturar ainda mais. No mês de abril, a empresa estreou no varejo nacional. Seus artigos para esportistas começaram a ser distribuídos pela The Beauty Box, nas lojas físicas e pelo site da rede do Grupo Boticário. “Acreditamos que o varejo venha a ser também um canal forte dentro de nossa logística de vendas”, comemora Chaim.