O picnogenol é o extrato natural obtido da casca do pinheiro marítimo ou pinheiro bravo (pinus pinaster), uma espécie encontrada nas áreas que margeiam o Mar Mediterrâneo e regiões litorâneas da Península Ibérica, banhadas pelo Oceano Atlântico. “Ele entra na classe dos antioxidantes potentes, protegendo nossas células dos danos causados pelos radicais livres”, afirma o dermatologista Danilo Talarico.

Apesar de não ser uma novidade no cuidado com a pele, o picnogenol é muito mais comumente encontrarmos em fórmulas manipuladas para ingestão por via oral, sendo ainda pouco utilizado pela indústria de cosmético. “Há 50 anos temos esse ativo disponível para prescrever para nossos pacientes, mas entendo que a incorporação de um novo ingrediente em produtos cosméticos pode ser desafiadora”, pondera o médico.

Ativo antioxidante muito mais potente que vitaminas E e C

A Noviole aceitou esse desafio e trouxe o extrato de pinheiro marítimo para a formulação da linha C Clean Ultraox®, com sérum antioxidante, solução micelar e bruma celular. “Em nossas pesquisas científicas de rotina, buscando diferenciais para a linha antioxidante, chegamos aos dados da potência do pinus pinaster e da sua ação 50 vezes mais antioxidante que a vitamina E e 20 vezes mais que a vitamina C, além da capacidade de reciclar e prolongar a vida útil destas vitaminas”, diz Daniele Balbi, diretora científica da marca.

Ela explica que, pelo alto teor de compostos fenólicos, como procianidinas, catequinas, taxifolina e ácidos fenólicos, o picnogenol impede o processo oxidativo que acelera o envelhecimento celular, a disfunção tecidual e o surgimento de manchas na pele.

A Dermage também incluiu o ativo em sua linha de cuidados faciais, lançando o Booster PIC, um sérum ultra concentrado com 5% de picnogenol, uma concentração em que foram consideras a eficácia terapêutica, segurança, tolerabilidade e sensorial, segundo o gerente de comunicação científica Renato Pinto.

Picnogenol potencializa proteção de filtros solares

Escolhemos essa molécula pelos benefícios que ela traz para a saúde e a beleza da pele. Quando utilizado antes do filtro, potencializa sua ação fotoprotetora, sendo excelente para proteção de fototipos mais baixos. Pode também ser utilizada como complemento para as rotinas com vitamina C, já que enquanto a vitamina estimula a produção endógena de colágeno e elastina, o picnogenol evita a degradação dessas fibras, auxiliando na redução da profundidade de rugas e linhas finas e na manutenção da firmeza da pele”, aponta Pinto.

O gerente de comunicação científica da Dermage é categórico ao afirmar, “o picnogenol ganhará mais espaço no mercado brasileiro”, e aponta algumas razões pelas quais o ativo ainda é pouco utilizado pela indústria de cosméticos.

Sua estabilidade em formulações tópicas é um fator crítico. A exposição à luz, calor e oxigênio pode afetar a integridade dos compostos ativos do picnogenol, diminuindo sua ação antioxidante. Outro ponto é garantir um sensorial agradável. Ele contém uma variedade de compostos bioativos que lhe conferem coloração e odor característicos, criando desafios na criação de produtos”.

Gustavo Balbi, diretor de marketing da Noviole, cita mais um motivo pela baixa oferta de cosméticos com picnogenol. “Ele não é um insumo facilmente encontrado e isso dificulta um pouco o desenvolvimento dos produtos. Mas vencida essa barreira, é somente uma questão de opção pelo ingrediente, por seu conhecimento e entendimento de seus benefícios na pele. Nós acreditamos que os ativos ganham espaço se bem utilizados. Tudo depende da finalidade de ação do produto e não usar o ingrediente apenas por apelo comercial”.