A marca de skincare Noviole foi fundada no segundo semestre de 2021 pela dermatologista Daniele Balbi. Com mais de 25 anos de experiência clínica, a médica enxergava uma lacuna neste segmento. “Sempre percebi a falta de produtos dentro dos conceitos vegano, cruelty free, natural e clean beauty voltados aos problemas da pele. Precisamos levar a proposta de beleza sustentável e de alta performance aos pacientes, mostrando que é possível alcançar grandes resultados de forma mais saudável”, afirma.

De acordo com Balbi, já existem no mercado marcas brasileiras de dermocosméticos que abrangem todos esses conceitos, mas a Noviole se diferencia ao apresentar um portfólio com ativos clássicos da dermatologia agregados a ativos vegetais e naturais inovadores. “Nossos produtos são alternativas terapêuticas destinadas a resolver doenças comuns da pele e a escolha de ativos funcionais torna nossas fórmulas multifuncionais”.

Com pelo menos 99% de matéria-prima de origem vegetal e natural em seus produtos, a marca também explora o “skin food”. “É um conceito antigo, que considera que o que é seguro para comer também é seguro para aplicar na pele. Traz soluções simples e eficazes, compostas por ingredientes naturais, com o propósito de nutrir, hidratar, proteger e atender a todas as necessidades da pele”, explica a fundadora. “Da mesma forma que uma alimentação saudável favorece a saúde física, ativos naturais ricos em vitaminas, sais minerais e todos os ingredientes essenciais para o metabolismo das células da pele vão garantir seu melhor funcionamento”, acrescenta.

Brasileira, a marca faz questão de demonstrar suas origens incorporando em seus produtos insumos extraídos da biodiversidade do país, como o açaí, bacuri, juá, pracaxi e tapioca. “Só o fato de termos mais de 20% de toda a biodiversidade do planeta já seria o suficiente para essa escolha. Mas nossa biodiversidade é fantástica quando falamos de performance e eficácia nutricional. Com diferentes biomas, temos infinitas opções de manteigas altamente hidratantes, ativos antioxidantes, reparadores e bioestimuladores”, diz a dermatologista.

Ela ressalta que além de valorizar, precisamos explorar esses ingredientes de forma sustentável, garantindo a preservação de toda a cadeia e favorecendo a economia local, muitas vezes familiar. “Somos orgulhosos de nossa brasilidade, porque sabemos o potencial que temos e vamos mostrar isso nos nossos produtos”.

Sugerindo uma rotina minimalista de cuidados, a Noviole foi lançada com apenas cinco itens de cuidados faciais: sabonete líquido, loção tônica adstringente, sérum uniformizador revitalizante, baume nutritivo para região dos olhos e máscara de argila verde. “A proposta é de um consumo consciente e para isso trazemos produtos multifuncionais, universais, que atendam a várias necessidades da pele”, comenta Balbi. Mas ela revela que o catálogo será ampliado em breve. “Estamos com dois lançamentos previstos para os próximos meses”.

A marca também deve crescer em termos de distribuição. Atualmente, seus produtos estão disponíveis apenas no ambiente virtual, em um e-commerce próprio, um site multimarcas de cosméticos “verdes” e um marketplace popular. “Como um dos nossos propósitos é levar esse conceito de beleza sustentável com dermocosméticos naturais, funcionais e acessíveis para todo o Brasil, estamos avaliando canais físicos”, revela a fundadora da Noviole.