Coordenado pela Paboco, joint venture criada pela BillerudKorsnäs e a Alpla, o projeto objetiva desenvolver e produzir, em escala industrial, garrafas inteiramente recicláveis à base de celulose de madeira. Revestidas com uma camada impermeável - também fabricada com biomateriais - capaz de resistir a líquidos, CO2 e oxigênio, a garrafa de papelão pode ser usada como embalagem para cosméticos, produtos líquidos (como bebidas gasosas ou não), etc.

Para obter o alto efeito de barreira (capacidade de ser impermeável aos gases) necessário a esse tipo de garrafa, a Paboco optou por usar uma fina película de PEF (polietileno furanoato) produzida pela empresa holandesa Avantium. O PEF é um polímero reciclável de origem 100% vegetal - isso significa que a garrafa pode ser totalmente reciclada, bastando separar o papelão e a película de PEF.

Com a sólida experiência acumulada em vários anos de pesquisas, as equipes responsáveis pelo desenvolvimento da garrafa sustentável à base de papelão registraram seu primeiro sucesso em 2015, quando a empresa dinamarquesa ecoXpac apresentou seu novo produto, fruto de uma colaboração com o Grupo Carlsberg e a BillerudKorsnäs.

Para potencializar o desenvolvimento e as oportunidades comerciais das garrafas de papelão e reforçar a sustentabilidade do setor de fabricação de frascos, a Paboco deseja reunir especialistas de primeira linha das áreas de materiais, design e tecnologia, bem como as grandes marcas de bens de consumo.

"Precisamos trabalhar de mãos dadas. A colaboração abrange toda a cadeia de valor. Dividimos os riscos e unimos nossas forças para que a garrafa de papelão se torne realidade, gerando mudanças radicais na indústria", explica Gittan Schiöld, diretora interina da Paboco.

Cada uma das marcas pioneiras do projeto Paper Bottle vai desenvolver e criar sua própria garrafa de papelão, a fim de atender às necessidades específicas de sua categoria.