Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Inovação e novidades

Papelão, nova matéria-prima dos frascos para cosméticos?

Depois de despontar no universo das bisnagas para cosméticos, o papelão parece estar prestes a substituir o plástico usado na fabricação de garrafas e frascos. Buscando impulsionar o desenvolvimento e a industrialização de garrafas perfeitamente eficazes, recicláveis e produzidas unicamente com biomateriais, a BillerudKorsnäs, fabricante de embalagens de papelão, e a Alpla, fabricante de garrafas plásticas, lançaram o projeto Paper Bottle Community. Várias marcas de bens de consumo, como Carlsberg, The Absolut Company (Pernod-Ricard), L’Oréal e Coca Cola Europa, decidiram participar do projeto.

Coordenado pela Paboco, joint venture criada pela BillerudKorsnäs e a Alpla, o projeto objetiva desenvolver e produzir, em escala industrial, garrafas inteiramente recicláveis à base de celulose de madeira. Revestidas com uma camada impermeável - também fabricada com biomateriais - capaz de resistir a líquidos, CO2 e oxigênio, a garrafa de papelão pode ser usada como embalagem para cosméticos, produtos líquidos (como bebidas gasosas ou não), etc.

Para obter o alto efeito de barreira (capacidade de ser impermeável aos gases) necessário a esse tipo de garrafa, a Paboco optou por usar uma fina película de PEF (polietileno furanoato) produzida pela empresa holandesa Avantium. O PEF é um polímero reciclável de origem 100% vegetal - isso significa que a garrafa pode ser totalmente reciclada, bastando separar o papelão e a película de PEF.

Com a sólida experiência acumulada em vários anos de pesquisas, as equipes responsáveis pelo desenvolvimento da garrafa sustentável à base de papelão registraram seu primeiro sucesso em 2015, quando a empresa dinamarquesa ecoXpac apresentou seu novo produto, fruto de uma colaboração com o Grupo Carlsberg e a BillerudKorsnäs.

Para potencializar o desenvolvimento e as oportunidades comerciais das garrafas de papelão e reforçar a sustentabilidade do setor de fabricação de frascos, a Paboco deseja reunir especialistas de primeira linha das áreas de materiais, design e tecnologia, bem como as grandes marcas de bens de consumo.

"Precisamos trabalhar de mãos dadas. A colaboração abrange toda a cadeia de valor. Dividimos os riscos e unimos nossas forças para que a garrafa de papelão se torne realidade, gerando mudanças radicais na indústria", explica Gittan Schiöld, diretora interina da Paboco.

Cada uma das marcas pioneiras do projeto Paper Bottle vai desenvolver e criar sua própria garrafa de papelão, a fim de atender às necessidades específicas de sua categoria.

V.G.
(Tradução: Maria Marques)

Portfólio

© 2019 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

A última edição da feira MakeUp no NewYork, o evento B2B dedicado à cadeia de valor da indústria de maquiagem, foi um grande sucesso, segundo os organizadores. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2019 no Center415 na 5th Avenue, Manhattan, recebeu mais de 3.800 visitantes, com crescimento de 12% do número de visitantes (...)

+ informações
Palavra de especialista
Índia desponta como novo gigante do mercado de beleza

Asia Cosme Lab
Índia desponta como novo gigante do mercado de beleza

Graças ao crescimento de sua população jovem (atualmente a maior do mundo), ao aumento de sua classe média e à expansão do uso da internet tanto nas cidades como nas zonas rurais, a Índia está a um passo de se tornar o próximo gigante do mercado de beleza, seguindo o exemplo da China. A agência Asia Cosme Lab mergulhou no fascinante mercado (...)

+ informações

Seções