Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Os homens estão mudando de atitude em relação à beleza

Os institutos de beleza são geralmente considerados como espaços reservados às mulheres. Mas, ao que tudo indica, no Reino Unido os homens estão deixando para trás certos estereótipos ligados ao gênero e cada vez mais estão cedendo à tentação de se cuidar. Essa mudança de atitude em relação à beleza masculina está longe de se limitar às fronteiras britânicas.

Cerca de metade (47%) dos jovens de sexo masculino no Reino Unido se (...)

Cerca de metade (47%) dos jovens de sexo masculino no Reino Unido se submeteram a algum tipo de tratamento em um spa, uma loja ou um instituto de beleza nos últimos 12 meses. - Foto: © pixdeluxe / IStok.com

Segundo um estudo realizado recentemente pela Mintel, cerca de metade (47%) dos jovens de sexo masculino no Reino Unido se submeteram a algum tipo de tratamento em um spa, uma loja ou um instituto de beleza nos últimos 12 meses – o que representa um aumento significativo em relação aos 33% registrados em 2015 [1]. Os tratamentos mais populares parecem ser as massagens, que seduziram 18% dos homens com idade entre 16 e 24 anos, bem como a depilação de pelos indesejados no rosto e a modelagem de sobrancelhas, que também conquistaram 18% dos entrevistados. Completando as estatísticas, 17% dos homens marcaram hora em um instituto para depilar o corpo.

Os benefícios psicológicos desses tratamentos foram citados como uma das principais motivações: 76% dos homens que frequentaram um spa ou instituto nos últimos 12 meses declaram que o tratamento contribui para o seu bem-estar mental; para 64% dos entrevistados, essas sessões constituem um elemento importante da rotina de bem-estar. Globalmente, 36% dos homens indicam que o tratamento mais recente que fizeram foi motivado pela busca do prazer, enquanto 20% procuraram um estabelecimento de beleza a fim de se preparar para uma ocasião especial. Para 19% dos entrevistados, a ida a um instituto ou spa já se tornou um hábito.

"A alta porcentagem de homens que buscam cuidados em spas e institutos mostra que os consumidores estão deixando de lado os estereótipos ligados ao gênero e optando por modelos mais neutros", afirma Roshida Khanom, Associate Director do setor Beauty and Personal Care da Mintel.

Mudança geral de atitude

Esses resultados estão em sintonia com a mudança geral de atitude em relação à beleza masculina. E não é só no Reino Unido que os homens estão revolucionando a rotina de cuidados estéticos.

Em agosto passado, o estudo Dove Men+Care 2017 Men’s Hair Census revelou que os homens levam muito a sério seus cabelos – oito de cada dez homens americanos consideram que os cabelos são um reflexo de sua personalidade, contribuindo para veicular uma imagem de virilidade e profissionalismo.

As marcas têm apostado cada vez mais nessa tendência de os homens se cuidarem e estão lançando uma série de produtos dedicados ao público masculino. A nova linha Sonic System Deep Cleansing Brush da marca Clinique, o shampoo, o condicionador e a loção corporal da cervejaria Carlsberg e os "bares de beleza" da Dove Men+Care são alguns dos mais importantes lançamentos que têm dinamizado o mercado nos últimos anos.

Para a indústria de beleza, essas notícias são animadoras: as estimativas indicam que, em 2017, os consumidores britânicos investiram 7,6 bilhões de libras (cerca de 10,1 bilhões de dólares) em tratamentos realizados em spas, institutos e lojas. Até 2021, esse valor deverá superar 8 bilhões de libras (aproximadamente 10,7 bilhões de dólares).

Brazil Beauty News com AFP/Relaxnews
(Tradução: Maria Marques)

Observações

[1Spa, Salon and In-Store Treatments - UK,” Mintel, setembro de 2017

© 2017 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

Quando se trata de beleza, o Brasil se tornou um criador de tendências na América Latina, graças à abundância dos recursos naturais e à propensão à inovação. Agora o quarto maior mercado do mundo, o país sediará a sexta edição da in-cosmetics Latin America, que acontecera em São Paulo os 18 e 19 de setembro de 2019. De acordo com a Euromonitor (...)

+ informações
Palavra de especialista
American Insights: As novas milionárias da beleza

Laurence Bacilieri
American Insights: As novas milionárias da beleza

Dizer que o mercado americano de beleza e cuidados pessoais está superaquecido - ou melhor, saturado - não é novidade nenhuma. Porém, um seleto grupo de pessoas tem conseguido remar contra a maré. Veja a seguir como algumas das mulheres mais ricas dos Estados Unidos conquistaram um sucesso fulgurante no setor de cosméticos. Serena (...)

+ informações

Seções