"A pandemia evidenciou o problema da anosmia, promovendo uma conscientização mundial sobre a importância do olfato. Um dos efeitos colaterais dessa descoberta foi o crescimento do interesse pelo universo dos perfumes, não somente no sentido de conhecer mais profundamente o produto, como também de entender o papel do olfato para o bem-estar e o equilíbrio psicológico", explica Isabelle Ferrand, CEO da Cinquième Sens, em Paris.

Busca do saber

Essa tendência, que já vinha se manifestando antes do início da pandemia, foi intensificada e ganhou impulso com os diversos períodos de quarentena.

"Por um lado, o público tomou consciência da importância do perfume e decidiu ocupar o tempo livre descobrindo, sem sair de casa, diversos aspectos desse mundo até então desconhecido. Para muitas pessoas, a pandemia proporcionou uma ocasião de fazer coisas que nunca tinham feito e realizar certos sonhos adormecidos. Um desses sonhos talvez fosse aprender mais sobre perfumaria. Por outro lado, temos os empreendedores: muita gente que perdeu o emprego por causa da pandemia tem o projeto de criar uma empresa de perfumes, sabonetes ou velas", declara Ana María Páez Saldarriaga, dirigente da Atelier Olfativo, franquia da Cinquième Sens na Colômbia.

"Lidamos com uma mistura fascinante de interesses individuais e profissionais. Entre as pessoas que nos procuram, algumas nunca pensaram em fazer um curso sobre perfumes por residirem longe dos grandes centros da perfumaria americana, ou seja, Nova York e Califórnia. Graças ao Zoom, hoje elas estão realizando esse sonho. Outras, que não tinham tempo de fazer o curso presencialmente por causa do trabalho, agora já podem participar, pelo menos em curtos períodos, já que o trabalho em casa proporciona horários mais flexíveis", confirma Tami Katz, da Serendipitee, empresa americana de consultoria em perfumes.

"Desde que a pandemia começou, mais e mais pessoas vêm procurando ajuda para lançar marcas de perfumes naturais porque desejam mudar de carreira e fazer algo de que gostem", ressalta Samantha Taylor, da The Powder Room, na Austrália.

"Estamos assistindo a uma explosão da demanda por educação olfativa", completa Alessandra Tucci, fundadora da Paralela Escola Olfativa, em São Paulo.

Busca de bem-estar

"A perda do olfato, que ganhou destaque com a pandemia de covid-19, deu impulso ao debate sobre o uso de perfumes para promover o bem-estar e a satisfação emocional", observa Rajiv Sheth, especialista em perfumes e fundador e CEO da All Good Scents, na Índia.

"As pessoas estão estabelecendo uma relação inédita com os perfumes. Se antes elas se perfumavam principalmente com o intuito de seduzir, agora a experiência ganhou complexidade e vem se transformando, cada vez mais, numa busca de bem-estar pessoal", completa Isabelle Ferrand.

Em muitos mercados, há um crescente interesse por parte do público em conhecer melhor a relação entre o olfato e as emoções. "A aromacologia está conquistando novos adeptos, e estamos percebendo um crescimento da demanda por cursos sobre o efeito dos odores para o bem-estar e a saúde", afirma Isabelle Ferrand.

Para Ana María Páez Saldarriaga, muitos conceitos que atualmente estão surgindo na Colômbia têm relação com as emoções (alegria, energia, calma, etc.). Alguns são um autêntico convite a se desligar do cotidiano — uma necessidade em alta nos dias de hoje.

Perfume de ambiente: a nova onda

Em termos de produto, a busca pelo bem-estar e por emoções positivas vem gerando um aumento da demanda por perfumes de ambiente, segundo Rajiv Sheth.

Na Colômbia, "o mercado foi inundado por uma onda de novas marcas locais de velas perfumadas, algumas das quais são vendidas com o argumento de que purificam o ar", relata Ana María Páez Saldarriaga.

Na Cinquième Sens de Paris, a criação de fragrâncias para velas é, de fato, a atividade que mais vem se desenvolvendo atualmente.

Para atender a essa demanda crescente de conhecimento sobre perfumes, a Cinquième Sens e sua rede de franquias — presente em 14 países em todos os continentes — vem constantemente adaptando a oferta de cursos.

Cinquième Sens tem uma rede de franquias em 14 países em todos os...

Cinquième Sens tem uma rede de franquias em 14 países em todos os continentes

A título de exemplo, um módulo sobre perfumes de ambiente tinha sido criado antes mesmo que a demanda aumentasse, na esteira da pandemia; um outro módulo, ainda em fase de montagem, é dedicado ao desenvolvimento sustentável no setor de perfumes, abordando aspectos regulamentares e técnicos específicos à indústria de perfumes.