O conglomerado empresarial formado por O Boticário, Eudora, Quem disse, Berenice?, Beautybox, Vult, Multi B e Beleza na Web acaba de ganhar a companhia de uma nova marca, a O.U.i.. Especializada em alta perfumaria, a sétima empresa do Grupo Boticário é também a primeira do conglomerado que nasceu fora do Brasil.

Equipes multidisciplinares do Brasil e da França

A França é o berço da perfumaria e, por isso, serviu de inspiração para a O.U.i (sigla de ‘Original. Unique. Individuel’ e que significa ‘sim’ em francês). Toda a criação intelectual foi feita na França, com a direção olfativa de Pierre Aulas e com o designer Thierry Debashmakoff, que assina a concepção do design geral”, explica Diego Costa, diretor de marketing para perfumaria do Grupo Boticário.

Foram dois anos de trabalho, envolvendo equipes multidisciplinares do Brasil e da França, para desenvolver o portfólio de lançamento. “Esse modelo garantiu que a essência do estilo de vida francês fosse refletida na marca, reunindo tradição à expertise e tecnologia do Grupo Boticário”, afirma Costa.

São oito eaux de parfum - femininos e masculinos - e 20 produtos de corpo e banho. Os perfumes também ganharam versões em miniatura (5ml cada), que são comercializadas em kits com três unidades, e em refil. Um único batom integra a coleção. Vermelho vivo, é uma referência clássica da França e o tom mais amado e usado pelas francesas, de acordo com a marca.

Veganos, todos os produtos da O.U.i levam em sua composição o L’Essence de Grasse, um óleo essencial criado a partir de rosa, lavanda, mimosa, folhas de violeta e sálvia, todas cultivadas em Grasse, “a capital mundial do perfume”, no sul da França.

Segmento de luxo

Segundo Costa, a nova marca vem para diversificar e trazer um portfólio complementar ao Boticário. “O Grupo está entre os líderes no mercado de perfumaria do Brasil e os maiores do mundo, trabalhando com uma linha completa de produtos de beleza em diferentes posicionamentos de preço e equações de valor. Suas marcas se complementam em relação a público-alvo e perfis de consumidores”.

A O.U.i foca no segmento de luxo. “É um nicho que cresce no mundo todo, que tem características próprias e exige gerenciamento diferenciado e à parte das demais marcas do Grupo”, ele diz.

O Brasil não foge à regra. Segundo levantamento da Euromonitor, é o país onde esse setor menos sofreu na pandemia. Em 2020, as vendas de carros, roupas, sapatos, bebidas e cosméticos de luxo geraram R$ 25,4 bilhões, uma receita 11% menor que em 2019. No mundo, a retração foi de 13,8%. Fronteiras fechadas, que impediram viagens e compras no exterior, e a alta do dólar no país são alguns dos fatores que explicam esse cenário no Brasil.
Apesar de desenvolvidos em território francês – a O.U.i tem um ateliê instalado em Paris –, os produtos da marca são fabricados nas plantas do Grupo Boticário em São José dos Pinhais (PR) e em Camaçari (BA). “Isso nos permite trazer o melhor da perfumaria francesa sem os obstáculos de logística e impostos que teríamos com produção internacional e importação”, afirma o diretor de marketing.

Tanto no Brasil como na França, a O.U.i foi lançada apenas em canais digitais (em algumas regiões brasileiras chegará por vendas diretas). Questionado se a marca pode ganhar lojas próprias, Costa diz que não há planos por ora. “Mas, como toda marca do Grupo Boticário, a O.U.i não deixa de analisar boas oportunidades de expansão e presença em diversos canais, pensando em estar cada vez mais próxima dos consumidores”, finaliza.