A chegada da neurociência ao mercado de perfumaria é um marco na categoria. Para Claudia Cortez, gerente de ciência e tecnologia LATAM da Givaudan, a integração da neurociência na perfumaria representa um avanço significativo na maneira como as fragrâncias são desenvolvidas e percebidas, uma vez que, projetadas com base em princípios neurocientíficos, elas têm o potencial de estabelecer conexões emocionais mais profundas com os consumidores.
“Isso resulta em experiências mais memoráveis e maior lealdade às marcas. À medida em que mais marcas reconhecem a importância da relação entre olfato e emoção, a neurociência se torna uma vantagem competitiva e uma ferramenta valiosa para entender e atender às necessidades emocionais dos consumidores, visto que a atitude de compra é cada vez mais emocional”, ela afirma.
Cortez comenta que a Givaudan tem uma ampla gama de soluções para desenvolver fragrâncias que evocam emoções, desde algoritmos tecnológicos a equipamentos neurocientíficos de ponta na indústria da perfumaria, e que os sentimentos mais valorizados na criação de uma nova fragrância são os de alegria e positividade, relaxamento e tranquilidade, além de energia e vitalidade. “As marcas que conseguem capturar essas emoções em suas criações se destacam no mercado.”
É o caso da Mary Kay, que utilizou a tecnologia mood scent, exclusiva da Givaudan, para lançar Joy Emotion Scent. Projetada para despertar alegria, felicidade e bem-estar, a nova fragrância bateu recorde de vendas, tendo esgotando em dois meses o estoque do ano, de acordo com Bruna Libonatti, gerente de produtos da Mary Kay Brasil.
Cresce a demanda por produtos que proporcionam benefícios emocionais
“A marca identificou uma crescente demanda por produtos que proporcionam benefícios emocionais e a alegria é um sentimento universal, especialmente em tempos em que os consumidores buscam conforto e positividade em meio aos desafios do cotidiano. Mais de 80% das pessoas relataram aumento na sensação de bom humor, boa energia e bem-estar após o uso de Joy Emotion Scent™. Acredito que estamos apenas no começo de uma nova era no mundo das fragrâncias”, opina Libonatti.
Vice-presidente de P&D da Coty no Brasil e América Latina, Henrique Sales diz que a integração entre neurociência e perfumaria é uma aposta cada vez mais promissora para o futuro do setor. “Por acreditarmos nesse potencial, investimos no lançamento no Brasil de Adidas VIBES, criada para gerar emoções e sensações positivas.”
O executivo conta que os sentimentos explorados nos seis Eau de Parfums (EDP) da coleção foram selecionados de acordo com estudos científicos e pesquisas de consumo. “Cada VIBE foi desenvolvida para atender a uma necessidade emocional específica. Entre os principais resultados com os consumidores destacam-se o aumento de energia, melhora no bem-estar, sensação de relaxamento e conforto.”
Boticário tem o primeiro laboratório de neurociência do setor de beleza do Brasil
No final de 2023, o Grupo Boticário inaugurou o NeuroLab GB, primeiro laboratório de neurociência do setor de beleza do Brasil. “Criamos o NeuroLab GB para mergulhar no que realmente move as pessoas: as emoções. Ele representa uma virada de chave na forma de traduzir o comportamento humano e entender, de fato, como cada fragrância é capaz de despertar memórias e sensações”, afirma a gerente de P&D Desirée Schuck.
Ela fala que o NeuroLab GB tem sido uma força poderosa na evolução da perfumaria do Boticário. “O olfato é o único sentido diretamente conectado ao sistema límbico, região cerebral associada às emoções, memórias e sentimentos. É por isso que fragrâncias são capazes de provocar respostas emocionais imediatas e intensas. Nosso laboratório conta com especialistas e tecnologias avançadas capazes de monitorar em tempo real estímulos sensoriais e suas respostas neurológicas, como impulsos elétricos cerebrais (EEG), alterações nos batimentos cardíacos, direcionamento do olhar e dilatação das pupilas, permitindo uma análise precisa e objetiva da experiência do consumidor.”
Entre projetos já encabeçados pelo NeuroLab GB estão fragrâncias de EGEO, uma das marcas Boticário que mais flertam com neurociência, segundo Schuck. “Em 2024, lançamos EGEO E.joy, que conta com o Joy Effect, ativo exclusivo que combina taurina e ginseng ao brilho das frutas e à potência das madeiras, proporcionando a sensação de entusiasmo e energia. Neste ano, apresentamos EGEO Choc High, com efeito Sugar High, uma combinação de notas olfativas estimulantes (chocolate e morango), que intensifica a experiência sensorial, inspirando sentimentos de energia e diversão.”