Entrar na loja da Neeche Haute Parfumerie nos dá a sensação de visitar uma galeria de arte. Em frascos que mais parecem joias – e os preços de até R$ 4 mil reforçam essa ideia –, os perfumes são elegantemente exibidos nas paredes do espaço, deixando claro que ali não temos uma simples casa de fragrâncias. Até pelo seu endereço, escolhido a dedo: a única unidade no Brasil foi instalada no Iguatemi São Paulo, shopping de luxo da capital paulista que reúne grifes internacionais como Diesel, Armani, Hugo Boss, John John e Montblanc.

A Neeche abriu suas portas em junho de 2019, apostando em uma categoria bastante específica, a perfumaria de nicho. “O segmento de nicho é um dos que mais cresce mundialmente e o Brasil segue a mesma tendência. Apesar de ser um mercado ainda pequeno se comparado ao luxo, é de muito potencial no país”, diz a empreendedora Evelyse Britto, responsável por trazer a loja ao Brasil (em 2018, uma loja foi inaugurada na Colômbia).

Ela é sócia-diretora da Prestige Cosméticos, distribuidora de perfumes e cosméticos importados, e percebeu essa lacuna diante de uma demanda crescente no país. “As marcas de nicho começaram a procurar o Brasil para investir e não encontrávamos um ambiente que entendesse e soubesse trabalhar essas marcas. Por isso, decidimos abrir a Neeche, um espaço dedicado a essa clientela que busca algo distinto e bastante exclusivo”. De diferentes casas de fragrâncias do mundo, a curadoria selecionou perfumes de marcas como Aqua di Parma, Bond N9, Bvlgari, Roja e Tom Ford.

Nem um ano se passou da inauguração, veio a pandemia de Covid-19 e com ela, a necessidade do isolamento social e o fechamento do comércio. Mas a situação, que parecia tão desfavorável, surpreendeu. “Com o fechamento da loja física, tivemos que nos dedicar a criar estratégias online e o resultado foi um crescimento enorme no nosso e-commerce. Obviamente, a experiência não é a mesma, mas já tínhamos clientes fiéis e algumas das marcas já bastante conhecidas pelos brasileiros. Nosso negócio e o mercado cresceu. Em algumas marcas, a alta foi de até três dígitos”, revela Britto.

Ela tem razão. De acordo com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), as vendas na categoria de perfumaria tiveram um aumento de 8,4% no Brasil em 2020, comparando com o ano anterior.

Apesar de boa parte de nossos clientes estarem em casa, eles não deixaram de se cuidar e se perfumar. O comportamento do brasileiro, de extrema vaidade e cuidado, foi mantido durante a pandemia e o perfume se tornou ainda mais importante neste período, contribuindo para o bem-estar das pessoas”, afirma a executiva.

Ela apresenta ainda uma outra razão para o crescimento da Neeche. “O brasileiro deixou de viajar e encontrou no Brasil produtos de muita qualidade, passando a consumir muito mais internamente. O dólar, apesar de desfavorável, não foi refletido nos preços no primeiro momento. Tínhamos produtos ao mesmo preço ou até mais baratos do que na Europa”, compara.

Com a loja completando agora seu segundo aniversário no Brasil, Britto faz um balanço desse período. “Tem sido uma experiência espetacular poder trabalhar nesse mercado tão seletivo e exclusivo. Costumo dizer que o segmento de perfumes de nicho é um verdadeiro processo de busca das nossas raízes. Nele, encontramos a mais pura forma de perfumar-se. Vamos na essência do perfume, sem nenhuma pretensão de ser masculino ou feminino, apenas aquele ‘cheiro’ que agrada e faz feliz”, finaliza.