O Brasil é o segundo maior mercado de esmaltes do mundo, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Segundo projeção da Mintel, as vendas cresceriam ainda mais em 2019, alcançado cerca de R$ 7,7 bilhões.

Lucinda Lir, vice-presidente da importadora da Mavala

Lucinda Lir, vice-presidente da importadora da Mavala

Essa é uma categoria ávida por novidades, em que tendências vão e voltam, sempre repaginadas. Uma delas, é a nail art, técnica de personalizar as unhas com diferentes cores de esmaltes, efeitos e até itens de decoração. “A nail art, como a clássica francesinha, nunca sai de moda. Mas a maioria das tendências se reciclam, chegando sempre com um tom ou um traçado diferente e atual”, afirma Erika Lopes, manicure parceira da Mavala, marca suíça de esmaltes.

Para ela, as unhas são consideradas acessórios para as mulheres brasileiras. “Elas sempre buscam a cor de esmalte da estação, os tons usados em novelas, o que está em alta nas passarelas de moda e a nail art, que voltou a ganhar força”, diz a manicure. Ela aponta a francesinha invertida (com contorno na base da unha em cores ousadas, como azul) e o traço feito na metade da unha entre os “desenhos” favoritos da temporada.

Vivian Silverio, gerente de marketing da Impala e consultora para a Ikesaki, rede de hiperlojas para profissionais de beleza, indica outras tendências em nail art. Skittle nails, com cada unha pintada de uma cor diferente – em tons pastéis, vibrantes ou variações da mesma paleta –, intervenções minimalistas e opções “filhas únicas”, com uma ou duas unhas desenhadas ou com aplicação de glitter. “São opções ideais para quem é apaixonada por inovar e não se contenta com apenas uma única cor nas unhas”, sugere.

Além do glitter tradicional, Juliana Furtado, gerente de marketing da marca de cosméticos Dote, aposta na nail art com cores metalizadas e glitter sem brilho. “Temos em nossa coleção um glitter branco opaco, que deixa as unhas mais divertidas, mas com um tom superdelicado”, afirma.

Lopes cita ainda aplicação de pedrarias, pérolas, pontos de luz e delicadas as flores encapsuladas. “As mulheres mais conservadoras, ou que trabalham em um ambiente corporativo restrito, investem em tons neutros e foscos, mas sempre consegue incluir alguns detalhes para destacar a unha”, diz a manicure da Mavala.

Para Furtado, “todas as mulheres consomem nail art, de todos os targets e classes sociais, e não necessariamente em ocasiões especiais”. Segundo ela, isso impulsiona o mercado de esmaltes. “As consumidoras são fiéis às novidades e a nail art permite o uso de mais cores, portanto, mais esmaltes em um único look”. Ela revela que, para acompanhar esse movimento, Dote tem planos de lançar novas coleções a cada 90 dias em 2020.
A consultora da Ikesaki concorda com a gerente da Dote. “A nail art tem uma grande participação no consumo de esmaltes no Brasil, com certeza. É uma maneira importante de explorar cores e efeitos”, diz Silverio.

Para inspirar a criação de nail art na temporada de verão no Brasil, a Mavala lançou a coleção Solaris Color’s e se diz otimista com a evolução da categoria de esmaltes no país. “A Mavala sempre enxergou potencial no mercado brasileiro de nail care. As mulheres brasileiras prezam pelos cuidados das mãos e unhas. Este plano de crescimento já existia, e agora chegou o momento de ser colocado em prática”, afirma Lucinda Nir, vice-presidente e diretora de marketing e comercial da Excellence, importadora da marca.