Segundo o instituto de análises Technavio, o mercado mundial de produtos capilares vai registrar um crescimento anual composto de 3% entre 2016 e 2019, totalizando mais de 91 bilhões de dólares [1].

Nos últimos anos, os cosméticos para homens (em particular produtos para cabelos e pele) conquistaram mais espaço no mercado. © AYAKOVLEVdotCOM / shutterstock.com

O fatores que estão impulsionando o setor são, segundo a Technavio, o número crescente de consumidores atentos à moda, bem como a tendência cada vez maior do público masculino de cuidar da aparência. O envelhecimento da população em países como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha, China e Japão também estaria contribuindo para estimular as vendas de produtos para cabelos.

Tinturas e shampoos

Em 2014, o continente americano representou a maior fatia dos negócios gerados pelo segmento de produtos capilares, arrebatando cerca de 37% do mercado. O envelhecimento da população dos Estados Unidos, principal mercado dessa região, contribui consideravelmente para o crescimento das vendas de produtos capilares, em particular devido ao uso cada vez mais frequente de tinturas.

Os shampoos representaram 34% do mercado em 2014. A previsão é que, em 2019, o valor desse mercado alcance 28 bilhões de dólares. Segundo a Technavio, o mais forte crescimento deverá ser registrado em países emergentes (Brasil, China e Índia).

Produtos para barba

Segundo a Technavio, no período de 2016 a 2019 o crescimento do mercado mundial de loções e cremes para barba deverá ser ainda mais impressionante: o crescimento anual composto deverá alcançar cerca de 7% ao ano, superando o marco de 8 bilhões de dólares até 2020 [2]. Mais uma vez, o fato de os homens se interessarem mais pela moda e o desejo que eles têm demonstrado de testar novos produtos são fatores determinantes para essa expansão.

A Europa domina o mercado mundial de loções e cremes para barba, com cerca de 38% de participação no mercado. Em relação às categorias de produtos, o segmento pré-barba (loção, creme, espuma, gel e sabonete de barbear) lidera o mercado, com 62% do faturamento.

Produtos masculinos ganham nova vida

Nos últimos anos, os cosméticos para homens (em particular produtos para cabelos e pele) conquistaram mais espaço no mercado.

Em 2015, alguns produtos se destacaram pela originalidade - por exemplo, a escova de limpeza facial Sonic System Deep Cleansing, da Clinique, e o trio de produtos capilares da Carlsberg.