Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Mercado mundial de produtos capilares é impulsionado por demanda do público masculino

O crescente interesse dos homens pelos produtos de higiene e beleza vem estimulando consideravelmente as vendas de produtos para cabelo e barba. As previsões indicam que essa tendência continuará ganhando terreno nos próximos três anos.

Segundo o instituto de análises Technavio, o mercado mundial de produtos capilares vai registrar um crescimento anual composto de 3% entre 2016 e 2019, totalizando mais de 91 bilhões de dólares [1].

Nos últimos anos, os cosméticos para homens (em particular produtos para (...)

Nos últimos anos, os cosméticos para homens (em particular produtos para cabelos e pele) conquistaram mais espaço no mercado. © AYAKOVLEVdotCOM / shutterstock.com

O fatores que estão impulsionando o setor são, segundo a Technavio, o número crescente de consumidores atentos à moda, bem como a tendência cada vez maior do público masculino de cuidar da aparência. O envelhecimento da população em países como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha, China e Japão também estaria contribuindo para estimular as vendas de produtos para cabelos.

Tinturas e shampoos

Em 2014, o continente americano representou a maior fatia dos negócios gerados pelo segmento de produtos capilares, arrebatando cerca de 37% do mercado. O envelhecimento da população dos Estados Unidos, principal mercado dessa região, contribui consideravelmente para o crescimento das vendas de produtos capilares, em particular devido ao uso cada vez mais frequente de tinturas.

Os shampoos representaram 34% do mercado em 2014. A previsão é que, em 2019, o valor desse mercado alcance 28 bilhões de dólares. Segundo a Technavio, o mais forte crescimento deverá ser registrado em países emergentes (Brasil, China e Índia).

Produtos para barba

Segundo a Technavio, no período de 2016 a 2019 o crescimento do mercado mundial de loções e cremes para barba deverá ser ainda mais impressionante: o crescimento anual composto deverá alcançar cerca de 7% ao ano, superando o marco de 8 bilhões de dólares até 2020 [2]. Mais uma vez, o fato de os homens se interessarem mais pela moda e o desejo que eles têm demonstrado de testar novos produtos são fatores determinantes para essa expansão.

A Europa domina o mercado mundial de loções e cremes para barba, com cerca de 38% de participação no mercado. Em relação às categorias de produtos, o segmento pré-barba (loção, creme, espuma, gel e sabonete de barbear) lidera o mercado, com 62% do faturamento.

Produtos masculinos ganham nova vida

Nos últimos anos, os cosméticos para homens (em particular produtos para cabelos e pele) conquistaram mais espaço no mercado.

Em 2015, alguns produtos se destacaram pela originalidade - por exemplo, a escova de limpeza facial Sonic System Deep Cleansing, da Clinique, e o trio de produtos capilares da Carlsberg.

mais recentes
Foco
MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

A última edição da feira MakeUp no NewYork, o evento B2B dedicado à cadeia de valor da indústria de maquiagem, foi um grande sucesso, segundo os organizadores. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2019 no Center415 na 5th Avenue, Manhattan, recebeu mais de 3.800 visitantes, com crescimento de 12% do número de visitantes (...)

+ informações
Palavra de especialista
Índia desponta como novo gigante do mercado de beleza

Asia Cosme Lab
Índia desponta como novo gigante do mercado de beleza

Graças ao crescimento de sua população jovem (atualmente a maior do mundo), ao aumento de sua classe média e à expansão do uso da internet tanto nas cidades como nas zonas rurais, a Índia está a um passo de se tornar o próximo gigante do mercado de beleza, seguindo o exemplo da China. A agência Asia Cosme Lab mergulhou no fascinante mercado (...)

+ informações

Seções